A abordagem dos mais variados gêneros textuais em sala de aula justifica-se pela necessidade do alunado desenvolver as habilidades de falar, ouvir, ler e escrever. Nessa perspectiva, é função do ensino básico proporcionar que os discentes adquiram familiaridade com estas modalidades, numa abordagem que valorize tanto os aspectos estruturais ou linguísticos, bem como o contexto e sua função social (MARCHUSCHI, 2002). Dessa maneira, objetivando dialogar com as propostas que buscam tonar os estudantes leitores críticos e produtores dos mais variados gêneros discursivos em circulação na sociedade e desenvolver as competências linguísticas, estéticas e estruturais, neste artigo, pretendo relatar a abordagem do gênero textual crônica em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada em Queimadas, Paraíba, em um contexto de ensino remoto. A intervenção em sala de aula esteve guiada pela proposta da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental e pela aplicação de uma sequência didática que foi pensada, exclusivamente, para atender as necessidades dos alunos (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004). Por fim, apesar das dificuldades impostas pelo ensino remoto (mudanças nas condições de trabalho, indisponibilidade de materiais digitais, difícil acesso à internet etc.), consegui evidenciar para os discentes que as aulas de Língua Portuguesa não se resumem ao viés da gramática normativa, pois também são espaços para a discussão de temas presentes no cotidiano e para a reflexão sobre os diversos gêneros de textos que circulam diariamente em nosso cotidiano.