SANTOS, Allan Gomes Dos et al.. Cursinhos preparatórios versus políticas de educação. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90809>. Acesso em: 22/11/2024 03:41
O artigo tem por objetivo discutir a necessidade dos cursinhos preparatórios em razão da existência das inúmeras políticas educacionais no Brasil. Não pretende-se esgotar esta temática, mas debater uma problemática em nosso contexto educacional que é “os cursinhos preparatórios existiriam se as políticas educacionais vigentes fossem eficazes?” O trabalho trata de uma suposta ambiguidade entre a prevalência dos cursinho preparatórios, sejam eles públicos ou privados, e o arcabouço das políticas educacionais que vigoram e nutrem os vários níveis da Educação brasileira em seus vários propósitos. Além disso, traz uma reflexão do perfil das camadas participantes e os efeitos desse tipo de suporte educacional que se tornou os cursinhos sobre os jovens e trabalhadores, formados ou não, na construção de seus saberes e suas identidades. Esses cursinhos podem estar fora dos limites legais-institucionais do sistema de ensino vigente (normas, leis, regulamentos, etc.), mas acredita-se que são reflexos de políticas educacionais que não funcionaram ou de desigualdades educativas na sociedade. Por meio de um desenvolvimento bibliográfico na forma de uma revisão de material existente e que diz respeito ao tema, a metodologia visou-se em identificar o porquê os cursinhos preparatórios convivem com as políticas educacionais e até configuram como solução para o conhecimento escolar e superação das desigualdades educativas. Nossos resultados recaem no aspecto de discutir esta relação, seja boa ou ruim, e, ao mesmo tempo, trazer contribuições valiosas para pensarmos em políticas educacionais que cumprem perfeitamente suas funções, atingindo seus objetivos propostos e planejados e sem o auxílio de terceiros.