A regência descrita neste trabalho foi realizada durante os anos de 2020 e 2021 através do programa Residência Pedagógica fomentado pela CAPES através da Universidade Federal de Sergipe – UFS tendo como escola associada a EMEF Bebé Tiúba no 2º ano do Ensino Fundamental. Durante as aulas a participação dos alunos que estão acompanhados por adultos é nitidamente diferente, de tal forma que todos os direcionamentos dados em aula são facilitados por um apoio fisicamente mais próximo a eles. Sendo assim, é possível ver que a participação da família no processo educativo em sua forma online é de extrema importância não só para a continuidade das práticas remotas, mas também avanço na aprendizagem da criança. Nos novos moldes, faz-se necessária uma constante adaptação dos professores, alunos, família e escola para que possam rever suas práticas cotidianamente e que estejam adaptados às estruturas que estão expostas em seu retorno presencial. Para tanto, já é explicitado por diversos autores a necessidade de união escola e família e com base nessas afirmações o presente relato pretende mostrar a diferença significativa dos responsáveis na aprendizagem dos alunos de forma online, vez que agora a escola também está em casa. Diante do exposto, este relato de experiência traz como objetivo principal refletir sobre a importância da participação das famílias para a construção da aprendizagem em tempos de aulas remotas. Visto que a participação de familiares na manutenção do vínculo e aprendizagem escolar é de importância indiscutível, entendendo-se como familiares, para este estudo, os adultos responsáveis que estão presentes no dia a dia da criança e possuem vínculos afetivos.