Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR HERBENAIDE GONÇALVES COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa apresenta um relato de experiência do processo de organização e automação da Biblioteca Escolar Herbenaide Gonçalves que está inserida com contexto escolar da Escola Municipal Leís Gomes, localizada na cidade de Serrinha dos Pintos, no Rio Grande do Norte. Diante das demandas apresentadas pela execução da Lei nº 12.244/2010 – Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares a Secretaria de Educação do município identificou a necessidade de organizar e disponibilizar um espaço para a Biblioteca Escolar desta Escola que funciona no período integral. A biblioteca foi organizada e teve seus materiais informacionais catalogados através do software livre chamado BIBlivre Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as metodologias utilizadas para constituição dos acervos de literatura, organização, condição de funcionamento e práticas pedagógicas desenvolvidas na Biblioteca Escolar Herbenaide Gonçalves. A pesquisa está fundamentada no pensamento dos seguintes teóricos Souza (2009), Campello (2012), Estabel (2014) e Cavalcante, Velanga e Pimenta (2020). Trata-se de uma pesquisa exploratória que utiliza o método pesquisa-ação como metodologia de pesquisa. Após a organização do espaço a Escola estabeleceu atividades de leitura e pesquisa utilizando o espaço da Biblioteca e incluiu as atividades da biblioteca no plano pedagógico anual. Com a instalação do sistema a biblioteca passou a ofertar o serviço de empréstimo e devolução de forma automatizada. O acervo da Biblioteca Escolar Herbenaide Gonçalves possui aproximadamente 6.523 exemplares dentre vários tipos de materiais informacionais como material para pesquisa, livros de literatura, revistas e cordéis. No ano de 2022 a Biblioteca já emprestou mais de 1.442 exemplares. Além dos projetos de leitura que são desenvolvidos pelos Professores nesse espaço. A Escola possui cadastrado atualmente 326 alunos como leitores assíduos da biblioteca. Pode-se concluir que a pesquisa contribui para o aperfeiçoamento das práticas que tornam a Biblioteca Escolar um espaço de aprendizagem. Os resultados da pesquisa fomentam discussões sobre ideias que inspirem profissionais a mudar a realidade das práticas educativas das Bibliotecas Escolares e permita ampliar o seu papel educativo.

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