O trabalho docente é um processo de articulação entre três elementos fundamentais: professor, aluno e conhecimento. Essa articulação é mobilizada por uma relação democrática fundamentada no diálogo entre os sujeitos do processo educativo e o objeto de trabalho. Nesse sentido, o presente estudo, parte das práticas cotidianas realizadas pela equipe pedagógica, tem por finalidade apresentar a percepção dos alunos do ensino fundamental II sobre o trabalho docente, a partir de um instrumento avaliativo próprio (composto por cinco critérios pré estabelecidos), aplicado em cinco turmas de uma escola pública da região Oeste do Paraná, envolvendo a análise do trabalho de quinze professores que lecionam nessas turmas. Se caracteriza como um estudo qualitativo, no qual, para o levantamento de dados foi utilizado um questionário, elaborado com cinco perguntas abertas denominadas de critérios avaliativos, tendo a análise de conteúdo de Bardin como técnica para analisar os resultados obtidos. Nota-se que, na percepção dos alunos referente ao trabalho docente, o critério apontado como o mais bem avaliado, corresponde ao domínio de conteúdo, pois reforçam que os professores sabem o conteúdo que ensinam e estão preparados para explicar. O critério considerado mais difícil, é a relação professor e aluno, envolvendo aspectos da vida pessoal do professor no processo educativo. A pesquisa revela que, muitas vezes, o jeito do professor ser, pensar, falar e agir interfere negativamente no processo de aprendizagem dos alunos, que apontam em alguns momentos a necessidade do professor ter mais paciência e bom humor para ensinar. Para os professores bem avaliados pelos alunos, esse critério constitui-se como um dos mais relevantes, pois quando há uma boa relação entre professor e aluno a aula tem possibilidades para se desenvolver com qualidade.