O presente trabalho é fruto do período de estágio curricular supervisionado em Educação Infantil, período ao qual estudantes podem ter maior envolvimento e aproximação com o campo de trabalho. Portanto, tem por objetivo analisar e compreender práticas educativas em turmas do maternal I e 1º período de uma instituição municipal de Educação Infantil da cidade de Imperatriz e buscar entender de que forma colaboram para o desenvolvimento infantil, proporcionando diversos benefícios para os pequenos, como a autonomia. Este relatório foi desenvolvido, portanto, por meio de pesquisa de campo, entrevistas, observações participantes e regência de sala de aula, no final do ano de 2021. Por ser um período de readaptação ao ambiente educativo, por conta da pandemia de covid-19, que distanciou estudantes e profissionais do ambiente escolar físico, sendo assim, um olhar cuidadoso foi empregado para caracterização de sujeitos e práticas. A análise de práticas como de leitura e contação de histórias também se fazem presentes, assim como as contribuições da rotina nessa etapa da Educação Básica, para que sejam processos menos dolorosos e estressantes para as crianças, aqui, na faixa etária entre 2 e 4 anos de idade, matriculadas e frequentes na escola-campo ao qual foi objeto de pesquisa e desenvolvimento do atual trabalho.