A Pedagogia Hospitalar é uma modalidade de ensino da educação especial que tem como intento fomentar o acesso dos conhecimentos sistematizados pelo âmbito escolar às crianças e adolescentes hospitalizadas/os, devido a enfermidades temporárias ou não, porém mesmo sendo garantida pela lei 13.716/2018 ainda se observa uma incipiente aderência a sua prática. Com base neste pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo geral discorrer sobre os principais desafios encontrados na materialização desta modalidade no ambiente hospitalar, uma vez que, historicamente, houve uma distanciação entre o campo da saúde (hospitais) e o campo da educação (escolas). Enquanto objetivos específicos, buscamos refletir sobre o processo de adesão das classes hospitalares nos hospitais brasileiros e identificar os principais desafios encontrados por pedagogos, em sua prática pedagógica docente no processo de atendimento a classes hospitalares. No que tange ao processo metodológico deste estudo, pode-se concluir que o mesmo caracteriza-se por seu caráter bibliográfico de viés descritivo. Em relação aos aportes teóricos utilizados para fundamentar nossas reflexões, tomamos como base os estudos de Oliveira (2013); Araújo e Rodrigues (2020); Figueiredo e Valente (2021); Fonseca (2003); Costa e Reis (2015), entre outros. Como resultados iniciais desta investigação, pode-se destacar: (i) a falta de ambientes apropriados para a materialização dos atendimentos pedagógicos, (ii) a escassez de recursos necessários e instrumentos didáticos-pedagógicos, assim como (iii) o desconhecimento dos pais em relação a legislação, o que provoca a falta de cobrança para com o estado e (iv) as representações negativas por parte de profissionais da saúde acerca das ações pedagógicas das classes hospitalares.