Baseando-se na proposição da BNCC que orienta, a nível de ensino médio, ser necessário discutir sobre temáticas vinculadas a questões que os preocupam ou instigam sua curiosidade, com ênfase naquelas que tiverem maior repercussão entre os estudantes, compreende-se ser fundamental abordar a temática da sexualidade, uma vez que o tema é recorrente entre adolescentes por causa da descoberta do corpo e a banalização, que pode acontecer por desconhecimento ao tema, referente ao sexo. Assim, este trabalho – através de uma sequência didática cujo foco é a leitura – objetiva despertar nos alunos um olhar mais crítico e amadurecido acerca da sexualidade. Frente a isso, Mendonça e Bunzen (2013) defendem ser papel da escola possibilitar, por meio da divulgação científica, a análise crítico-reflexiva acerca das práticas sociais e de linguagem; conforme afirma Elliot (1991), a visão artístico-literária tem a capacidade de ampliar nossa consciência e apurar nossa sensibilidade; Bearzoti (1994) discute, numa lógica psicanalítica, a respeito da sexualidade como energia vital presente desde o desenvolvimento infantil até o ato sexual como sublimação; Faros (1998) discute o eros como um tabu na sociedade e na escola; por fim, também foi utilizada a cartilha sobre educação sexual na escola da Unesco (2010). Os procedimentos metodológicos foram: (1) pesquisa bibliográfica; (2) pesquisa de textos para compor a sequência didática; (3) composição do material didático. Portanto, promover um olhar crítico sobre a temática instiga a busca por informações necessárias, importantes e benéficas ao bem-estar social e à sua saúde dos estudantes, promovendo a construção crítica dos estudantes enquanto sujeitos sociais.