Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE TUTORES BASEADA EM COMPETÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89216
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2440
    "inscrito_id" => 8359
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE TUTORES BASEADA EM COMPETÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo compreender a formação de tutores baseada em competências. De forma específica pretende analisar o processo de trabalho dos tutores das disciplinas híbridas do Centro Universitário de Patos - UNIFIP, localizado no interior da Paraíba. O trabalho apresenta os recursos de gestão, pedagógicos e de tecnologias que mobilizam o fluxo de atuação dos tutores analisando a formação destes profissionais com base nas competências de Relacionamento Interpessoal, Mediação Didático-Pedagógica, Tecnológica, de Gestão Acadêmica e Administrativa das disciplinas. Os tutores atuam de forma direta na mediação do processo de aprendizagem dos estudantes do UNIFIP, apoiando-os diretamente na plataforma virtual e nos encontros presenciais. Todo o processo de tutoria é gerenciado pela Coordenação de Educação a Distância – CEaD, em parceria com os setores de gestão institucional e de curso. A equipe de Apoio Pedagógico da CEaD realiza atividades de formação pedagógica dos tutores para a atuação na modalidade de educação a distância por meio de oficinas, treinamentos e cursos de atualização com base nas demandas do fluxo tutorial pautadas na autonomia intelectual, na autoaprendizagem, na inovação metodológica e na abordagem interdisciplinar e multidimensional do protagonismo discente, com vistas à ação-reflexão-ação. Este artigo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, descritiva de caráter bibliográfico, fundamentada pela apresentação da experiência realizada no UNIFIP. Como referencial de análise científica foram utilizados os pressupostos de autores como Behar (2013), Abed (2021), Maia (2002), Gonzalez (2005) e Moran; Bacchi (2006) . A análise da experiência da tutoria no UNIFIP mostrou que a formação dos tutores que atuam juntamente a estudantes e professores perpassa por multidimensões que contribuem de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas híbridas, em um fluxo formativo contínuo com base nas demandas da função."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8359_TB2440_05122022191754.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE CARLA"
    "autor_email" => "josianesousa@fiponline.ed"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89216
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2440
    "inscrito_id" => 8359
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE TUTORES BASEADA EM COMPETÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo compreender a formação de tutores baseada em competências. De forma específica pretende analisar o processo de trabalho dos tutores das disciplinas híbridas do Centro Universitário de Patos - UNIFIP, localizado no interior da Paraíba. O trabalho apresenta os recursos de gestão, pedagógicos e de tecnologias que mobilizam o fluxo de atuação dos tutores analisando a formação destes profissionais com base nas competências de Relacionamento Interpessoal, Mediação Didático-Pedagógica, Tecnológica, de Gestão Acadêmica e Administrativa das disciplinas. Os tutores atuam de forma direta na mediação do processo de aprendizagem dos estudantes do UNIFIP, apoiando-os diretamente na plataforma virtual e nos encontros presenciais. Todo o processo de tutoria é gerenciado pela Coordenação de Educação a Distância – CEaD, em parceria com os setores de gestão institucional e de curso. A equipe de Apoio Pedagógico da CEaD realiza atividades de formação pedagógica dos tutores para a atuação na modalidade de educação a distância por meio de oficinas, treinamentos e cursos de atualização com base nas demandas do fluxo tutorial pautadas na autonomia intelectual, na autoaprendizagem, na inovação metodológica e na abordagem interdisciplinar e multidimensional do protagonismo discente, com vistas à ação-reflexão-ação. Este artigo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, descritiva de caráter bibliográfico, fundamentada pela apresentação da experiência realizada no UNIFIP. Como referencial de análise científica foram utilizados os pressupostos de autores como Behar (2013), Abed (2021), Maia (2002), Gonzalez (2005) e Moran; Bacchi (2006) . A análise da experiência da tutoria no UNIFIP mostrou que a formação dos tutores que atuam juntamente a estudantes e professores perpassa por multidimensões que contribuem de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas híbridas, em um fluxo formativo contínuo com base nas demandas da função."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8359_TB2440_05122022191754.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE CARLA"
    "autor_email" => "josianesousa@fiponline.ed"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a formação de tutores baseada em competências. De forma específica pretende analisar o processo de trabalho dos tutores das disciplinas híbridas do Centro Universitário de Patos - UNIFIP, localizado no interior da Paraíba. O trabalho apresenta os recursos de gestão, pedagógicos e de tecnologias que mobilizam o fluxo de atuação dos tutores analisando a formação destes profissionais com base nas competências de Relacionamento Interpessoal, Mediação Didático-Pedagógica, Tecnológica, de Gestão Acadêmica e Administrativa das disciplinas. Os tutores atuam de forma direta na mediação do processo de aprendizagem dos estudantes do UNIFIP, apoiando-os diretamente na plataforma virtual e nos encontros presenciais. Todo o processo de tutoria é gerenciado pela Coordenação de Educação a Distância – CEaD, em parceria com os setores de gestão institucional e de curso. A equipe de Apoio Pedagógico da CEaD realiza atividades de formação pedagógica dos tutores para a atuação na modalidade de educação a distância por meio de oficinas, treinamentos e cursos de atualização com base nas demandas do fluxo tutorial pautadas na autonomia intelectual, na autoaprendizagem, na inovação metodológica e na abordagem interdisciplinar e multidimensional do protagonismo discente, com vistas à ação-reflexão-ação. Este artigo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, descritiva de caráter bibliográfico, fundamentada pela apresentação da experiência realizada no UNIFIP. Como referencial de análise científica foram utilizados os pressupostos de autores como Behar (2013), Abed (2021), Maia (2002), Gonzalez (2005) e Moran; Bacchi (2006) . A análise da experiência da tutoria no UNIFIP mostrou que a formação dos tutores que atuam juntamente a estudantes e professores perpassa por multidimensões que contribuem de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas híbridas, em um fluxo formativo contínuo com base nas demandas da função.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.