O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de campo que visa analisar as contribuições de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica sobre “saúde e ambiente”, através da temática das doenças negligenciadas. Estas podem ser caracterizadas como doenças que acometem parcelas da população com vulnerabilidade social e que os esforços governamentais e políticas públicas acabam sendo deficitários, sendo por isso muito recorrentes em países em desenvolvimento e regiões de extrema pobreza. A utilização dos Três Momentos Pedagógicos como abordagem para desenvolver este trabalho se deve pelo seu caráter de modelo pedagógico problematizador investigativo, que permite aos estudantes analisarem a sua realidade e extraírem conhecimentos científicos, políticos, sociais e culturais a partir de uma série de atividades direcionadas e de mobilização ativa para a aplicabilidade do conhecimento. Através desta abordagem, espera-se que os estudantes entendam o significado do termo doenças negligenciadas e a sua relação com as questões de saúde e meio ambiente, além de exemplos na realidade nacional e regional (doença de chagas, leishmaniose e dengue), sabendo assim diferenciá-las e entender os mecanismos de prevenção, sintomas, possíveis tratamentos e identificar focos de proliferação.