Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, METODOLOGIAS ATIVAS E INTERDISCIPLINARIDADE APLICADAS À FORMAÇÃO TÉCNICA EM HOSPEDAGEM

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações pedagógicas realizadas no curso de ensino médio integrado ao técnico em Hospedagem do IFAL, Campus Maragogi durante o Ensino Remoto Emergencial, especificamente nas disciplinas de Gestão dos Meios de Hospedagem e Legislação dos Meios de Hospedagem das turmas concluintes do ano letivo 2020. Tais ações, foram realizadas sob regime do ERE em função da conjuntura pandêmica. O ERE foi regulamentado pela resolução nº 50/2020 que permitiu a reorganização dos componentes curriculares e carga horária em formato modular, bem como a divisão de atividades em momentos síncronos e assíncronos com gravação das aulas e espaço de integração professor-estudantes no Google Sala de Aula. Para além das premissas da referida resolução, foi estimulada a aplicação de diversos aplicativos e softwares educativos fundamentados na perspectiva das metodologias ativas. Foi assim que, vislumbrando novas possibilidades em função do formato modular de aulas, que as docentes das disciplinas já mencionadas, além das docentes de sociologia definiram a realização do primeiro módulo do ERE a partir de uma perspectiva interdisciplinar, tendo como fio condutor a Abordagem Baseada em Projetos. Além desta, uma outra fundamentou a realização do processo de ensino-aprendizagem durante ERE: a sala de aula invertida. Ainda, houve a substituição dos tradicionais materiais e entrega de atividades baseados tão somente em textos levando em conta a faixa etária do alunado, as dificuldades de leitura/realização de atividades por meio de smartphones e as possíveis dificuldades específicas de aprendizagem. Como resultado principal, o trabalho apresenta os produtos construídos pelas turmas a partir da ABP em resposta aos objetivos de aprendizagem propostos no planejamento interdisciplinar do módulo. Produtos que, de fato, atenderam necessidades da realidade social e, portanto, alcançando a ideia de transformação a partir da práxis, isto é, a ação-reflexão.

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