Em consonância com o Plano Nacional de Educação (2014-2024), a meta 13 do Plano Distrital de Educação (2015-2024) propõe ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior .O objetivo desta pesquisa foi, além de avaliar o comportamento da meta 13, a partir do monitoramento das estratégias e dos indicadores, fomentar a discussão sobre a efetivação de políticas públicas dirigidas para a elevação da oferta do ensino superior, no âmbito do Distrito Federal. Quanto à abordagem da pesquisa, optou-se pelo método misto, baseado em Creswell (2010). Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental-bibliográfica, ancorada nos marcos legais da educação nacional e nos relatórios produzidos pelos órgãos públicos federais e distrital. Os resultados foram alcançados a partir do cálculo dos dois principais indicadores, criados para monitorar a meta 13 do Plano Distrital de Educação. Concluiu-se que, desde o início do monitoramento do Plano Distrital, em 2015, o número de mestres e doutores no ensino superior continua em crescimento entre os professores da Secretaria de Educação do DF e, possivelmente até o ano de 2024, a meta 13 será efetivamente alcançada, fato esse, que coloca o DF entre as 5 melhores posições no país.