O estudo emergiu das considerações realizadas durante as aulas da disciplina de Pesquisa em Educação Popular, inserida na matriz curricular do Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), na linha de Educação Popular, no período de 2021.2. A ementa da referente disciplina englobou os campos teóricos e metodológicos da linha de Educação Popular. Estruturalmente a disciplina foi organizada com base nas leituras prévias dos textos, exposições, debates, interferências e diálogos no sentido de gerar uma aproximação aos campos teórico-metodológicos que dão coerência histórica e metodológica à linha de Pesquisa Educação Popular. O percurso metodológico deste trabalho se deu por uma abordagem qualitativa, utilizando-se de levantamento e revisão bibliográfica. Em suma o presente estudo possui o objetivo geral de apresentar os conceitos e concepções da Educação Popular, prioritariamente, dos autores paraibanos indicados para estudo na disciplina de Pesquisa em Educação Popular, tais como: Melo Neto (2015, 2017, 2020), Brennad (2003), Calado (2003, 2020), Scocuglia (2001, 2003), Vasconcelos (1999, 2020,), Silva e Machado (2021), Leite (2021, 2022) e Batista (2010). Abordando as dimensões conceituais no tocante a compreensão, origem e significado da Educação Popular. Em síntese a Educação Popular constrói uma sociedade em que os oprimidos são os sujeitos de seu próprio processo libertador, que é associado organicamente à possibilidade de criação de um saber popular, por meio da conquista de uma educação de classe, instrumento de uma nova hegemonia.