Com o objetivo de refletir sobre a educação emocional dos professores na escola pública, considerando a administraçao de suas emocoes, o desenvolvimento da empatia na relacao com os alunos, a automotivacao e autoconciencia destes docentes sobre suas próprias emoçoes, assim como a sociabilidade que está sendo construída sobre a relaçao com estudantes e companheiros de trabalho. Para alcançar este objetivo, utilizamos varios teóricos que discorrem sobre o tema. Como procedimento metodológico, a pesquisa foi desenvolvida no campo qualitativo. O estudo que aqui apresentamos é exploratório e descritivo. As técnicas utilizadas para adquirir informacoes foram a observacao e entrevistas, com apoio de uma investigaçao bibliográfica. A observacao permite acompanhar os sujeitos e o entorno em que estao inseridos, e assim, extrair a informacao necessária. Outro aspecto relevante da observaçao e a possibilidade de recolher informação nao verbal. Os resultados da pesquisa mostraram que os profesSores necessitam de uma formacao que inclua a educaçao emocional. Assim, de acordo com os resultados da investigacao e com os autores pesquisados, possivelmente essa pesquisa poderá ser um contributo para futuras outras investigaçoes e na perspectiva de minimizar alguns problemas de ordem emocional com os docentes.