A falta de aulas experimentais na Disciplina de Química nas escolas públicas é uma problemática recorrente e tem sido apontada como uma deficiência para o ensino efetivo da química. Visto tal situação, e entendendo que a extensão Universitária é um processo acadêmico junto a sociedade que proporciona um processo educacional, cultural e científico, foi desenvolvido e implantado o projeto de extensão intitulado “A Química nas escolas: integrando teoria à prática”, vinculado à coordenação do curso de licenciatura em ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), que tem como objetivo primordial, a aplicação de aulas experimentais de Química nas escolas públicas ao passo que a extensão universitária permite aos alunos a possibilidade de colocar em prática o conhecimento aprendido durante a graduação. As aulas são ministradas por graduandas do curso com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo, com intenção da melhoria no ensino e aprendizagem de Química nessas escolas. O projeto segue uma sequência de etapas entre: diagnóstico escolar, acompanhamento da disciplina, reuniões com os envolvidos, elaboração de roteiros e instrumentos, aplicação das práticas e questionários de verificação de aprendizagem. Com realização há 5 anos, o projeto tem trazido resultados positivos como: contato dos acadêmicos com a realidade escolar antes do estágio obrigatório, relação positiva entre Universidade e comunidade, aulas de Química que integram teoria à prática, o que as tornam mais dinâmicas chamando a atenção dos alunos envolvidos e por consequência melhorando o ensino e aprendizagem de Química nas escolas públicas ressaltando a importância da extensão universitária na formação acadêmica e para sociedade.