ENSINO DE CIÊNCIAS DE BASE EXPERIMENTAL NA PANDEMIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89081 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2256 "inscrito_id" => 11376 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DE BASE EXPERIMENTAL NA PANDEMIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA" "resumo" => "O contexto ainda atual de pandemia tem afetado a sociedade muito além do cenário econômico. A situação que nos levou ao isolamento social, agora parcialmente dispensável, afetou também a educação exigindo que a escola e o professor se reinventem. Considerando este contexto, o objetivo do presente estudo foi investigar através de pesquisa documental e bibliográfica as potencialidades e implicações pandêmicas no ensino de ciências com ênfase no ensino de base experimental. As potencialidades desta modalidade vêm sendo acompanhada ao longo dos anos com o desenvolvimento do projeto “Ensino de Ciências na Escola do Futuro”, que durante a pandemia foi aplicado de forma remota. Este foi utilizado como foco do nosso estudo a fim de discutir e responder questões sobre: os impactos da pandemia no ensino de ciências de base experimental; a preparação do professor para enfrentar adaptações no ensino; e a importância da formação continuada. A pesquisa realizada sugere que a utilização deste método de ensino, mesmo quando aplicado de forma remota, mantém o interesse do estudante em investigar problemas reais no contexto de suas vivências; corrobora o importante papel do professor como estimulador para que os objetivos dos projetos de investigação sejam atingidos; e ressalta a importância da visão que os professores têm sobre ciência, não apenas sobre o conhecimento científico, mas também os processos históricos e filosóficos que permeiam a construção do pensamento científico. Neste sentido, o estudo reitera a importância da formação continuada e ressalta os benefícios da articulação em projetos entre professores da educação básica e do ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11376_TB2256_30072022223151.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA NOGUEIRA BASÍLIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "nogueira.isabela@unifesp." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89081 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2256 "inscrito_id" => 11376 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS DE BASE EXPERIMENTAL NA PANDEMIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA" "resumo" => "O contexto ainda atual de pandemia tem afetado a sociedade muito além do cenário econômico. A situação que nos levou ao isolamento social, agora parcialmente dispensável, afetou também a educação exigindo que a escola e o professor se reinventem. Considerando este contexto, o objetivo do presente estudo foi investigar através de pesquisa documental e bibliográfica as potencialidades e implicações pandêmicas no ensino de ciências com ênfase no ensino de base experimental. As potencialidades desta modalidade vêm sendo acompanhada ao longo dos anos com o desenvolvimento do projeto “Ensino de Ciências na Escola do Futuro”, que durante a pandemia foi aplicado de forma remota. Este foi utilizado como foco do nosso estudo a fim de discutir e responder questões sobre: os impactos da pandemia no ensino de ciências de base experimental; a preparação do professor para enfrentar adaptações no ensino; e a importância da formação continuada. A pesquisa realizada sugere que a utilização deste método de ensino, mesmo quando aplicado de forma remota, mantém o interesse do estudante em investigar problemas reais no contexto de suas vivências; corrobora o importante papel do professor como estimulador para que os objetivos dos projetos de investigação sejam atingidos; e ressalta a importância da visão que os professores têm sobre ciência, não apenas sobre o conhecimento científico, mas também os processos históricos e filosóficos que permeiam a construção do pensamento científico. Neste sentido, o estudo reitera a importância da formação continuada e ressalta os benefícios da articulação em projetos entre professores da educação básica e do ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11376_TB2256_30072022223151.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA NOGUEIRA BASÍLIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "nogueira.isabela@unifesp." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }