OLIVEIRA, Franciele Taís De et al.. Uma conversa sobre as escolas inovadoras no brasil. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90612>. Acesso em: 22/11/2024 03:53
Este trabalho teve como temática construir um mapeamento das escolas inovadoras brasileiras, delineando a localização, as categoriais, os níveis de ensino, bem como as propostas que as levaram a ser consideradas como organizações inovadoras. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso de alguns dados quantitativos. Como instrumentos de produção dos dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica documental, que possibilitou reunir dados que até então estavam dispersos no universo acadêmico, e lhes dar um tratamento científico. Refletindo sobre o contexto podemos observar que, embora o processo de inovação já tenha iniciado, ainda temos muito que avançar. A escola “tradicional” não está mais agradando e é urgente a necessidade de transformá-la em um espaço que contribua na formação de uma geração em constante mudança, potencializando o papel formativo da escola para além de um sistema de ensino relacionado a ler, escrever e calcular, avançando para um processo de ensino que envolva novas possibilidades de apropriação, construção e socialização do conhecimento. A escola da atualidade ainda se pauta no modelo das linhas de montagens, em que, depois de passar por um processo de acréscimos sucessivos de saberes-habilidades, por vezes sem sentido e significado, transforma o objeto original (aluno) num produto igual milhares de outros (ALVES, 2012).