Este trabalho é um relato de experiência, via banner, de um projeto pedagógico intitulado Que Pedra é essa?, realizado nas aulas de eletiva da escola de turno único E.M. Nelson Prudêncio, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro e o Museu de Geodiversidade (IGEO/UFRJ) no projeto de extensão para criação de georroteiro – roteiro com ênfase nas Geociências e no patrimônio geológico nos bairros da Ilha do Governador. Para desenvolvimento do projeto pedagógico e visando uma abordagem mais prática da Geodiversidade houve destaque para a Geopoética e para a Geomitologia como uma forma de olhar a paisagem da região e a inspiração poética sobre ela, e levantar suas histórias e lendas para sensibilizar os alunos no contato com o seu espaço vivido. O estudo dos bairros, a ocupação histórica e a formação geológica da região suscitou questionamentos dos alunos da eletiva e, enquanto metodologia participativa, mobilizou esforços para fora do ambiente escolar no qual saídas de campo foram realizadas com mediação da UFRJ. O levantamento de práticas reflexivas, materiais coletados e pesquisados durante a eletiva (2021) culminou numa exposição original (Trilhando a Geodiversidade), no laboratório de ciências da escola, levando os alunos a terem uma experiência tátil com minerais e rochas, mapas e maquetes da Ilha, ilustrações e releituras da mitologia da Pedra da Onça e coletânea de poesias insulanas contribuindo para difusão crescente da Geodiversidade a todos da escola e uma visão mais sensibilizada e crítica/criativa sobre o meio ambiente da região e sua riqueza cultural e geológica.