Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COORDENADOR PEDAGÓGICO DE CURSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90320
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3912
    "inscrito_id" => 14721
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO DE CURSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O presente estudo teve como se lançou com o objetivo de analisar o papel do coordenador pedagógico e sua importância em curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil, a fim de entender o papel do coordenador pedagógico, sua importância e como superar alguns dos obstáculos estruturais inerentes ao papel no curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil. E para tal é necessário: avaliar descritivamente o papel da Coordenação pedagógica de curso no ensino superior; identificar a amplitude dos meios estruturais para o cumprimento do papel inerentes no curso; refletir sobre como superar alguns dos obstáculos estruturais que lhe são inerentes. Considera-se que o coordenador de curso do ensino superior é responsável por projetar o desenvolvimento de atribuições concernente ao curso para a mediação das relações de orientação e aos instrumentos metodológicos no trabalho coletivo, e que, para tanto, tem nas perspectivas sobre as experiências educacionais, a visão estratégica, o perfil de liderança e a relação interpessoal como necessidade deste profissional para atingir a finalidade proposta da instituição. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Silva (2018), a fim de tecer sobre o papel descritivamente da Coordenação; e Araújo; Ribeiro (2016) para pensar o cumprimento do papel numa coordenação qualificada. As conclusões deste estudo apontam que o coordenador de curso se dá no coordenar a operacionalização do programa de curso, figurando imprescindível ator para o sucesso de uma instituição de ensino, ao levar em consideração seu engajamento no coordenar visando os ideais e os princípios educativos. Todavia, para a superação de alguns dos obstáculos estruturais no seu fazer, requer de o mesmo conhecer a amplitude dos obstáculos, contribuindo para uma mentalidade educacional de melhor qualidade no ensino superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14721_TB3912_22092022162756.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DOS SANTOS COSTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Patricia dos Sa"
    "autor_email" => "pattideoliveira@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90320
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3912
    "inscrito_id" => 14721
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO DE CURSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O presente estudo teve como se lançou com o objetivo de analisar o papel do coordenador pedagógico e sua importância em curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil, a fim de entender o papel do coordenador pedagógico, sua importância e como superar alguns dos obstáculos estruturais inerentes ao papel no curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil. E para tal é necessário: avaliar descritivamente o papel da Coordenação pedagógica de curso no ensino superior; identificar a amplitude dos meios estruturais para o cumprimento do papel inerentes no curso; refletir sobre como superar alguns dos obstáculos estruturais que lhe são inerentes. Considera-se que o coordenador de curso do ensino superior é responsável por projetar o desenvolvimento de atribuições concernente ao curso para a mediação das relações de orientação e aos instrumentos metodológicos no trabalho coletivo, e que, para tanto, tem nas perspectivas sobre as experiências educacionais, a visão estratégica, o perfil de liderança e a relação interpessoal como necessidade deste profissional para atingir a finalidade proposta da instituição. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Silva (2018), a fim de tecer sobre o papel descritivamente da Coordenação; e Araújo; Ribeiro (2016) para pensar o cumprimento do papel numa coordenação qualificada. As conclusões deste estudo apontam que o coordenador de curso se dá no coordenar a operacionalização do programa de curso, figurando imprescindível ator para o sucesso de uma instituição de ensino, ao levar em consideração seu engajamento no coordenar visando os ideais e os princípios educativos. Todavia, para a superação de alguns dos obstáculos estruturais no seu fazer, requer de o mesmo conhecer a amplitude dos obstáculos, contribuindo para uma mentalidade educacional de melhor qualidade no ensino superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14721_TB3912_22092022162756.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DOS SANTOS COSTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Patricia dos Sa"
    "autor_email" => "pattideoliveira@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente estudo teve como se lançou com o objetivo de analisar o papel do coordenador pedagógico e sua importância em curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil, a fim de entender o papel do coordenador pedagógico, sua importância e como superar alguns dos obstáculos estruturais inerentes ao papel no curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil. E para tal é necessário: avaliar descritivamente o papel da Coordenação pedagógica de curso no ensino superior; identificar a amplitude dos meios estruturais para o cumprimento do papel inerentes no curso; refletir sobre como superar alguns dos obstáculos estruturais que lhe são inerentes. Considera-se que o coordenador de curso do ensino superior é responsável por projetar o desenvolvimento de atribuições concernente ao curso para a mediação das relações de orientação e aos instrumentos metodológicos no trabalho coletivo, e que, para tanto, tem nas perspectivas sobre as experiências educacionais, a visão estratégica, o perfil de liderança e a relação interpessoal como necessidade deste profissional para atingir a finalidade proposta da instituição. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Silva (2018), a fim de tecer sobre o papel descritivamente da Coordenação; e Araújo; Ribeiro (2016) para pensar o cumprimento do papel numa coordenação qualificada. As conclusões deste estudo apontam que o coordenador de curso se dá no coordenar a operacionalização do programa de curso, figurando imprescindível ator para o sucesso de uma instituição de ensino, ao levar em consideração seu engajamento no coordenar visando os ideais e os princípios educativos. Todavia, para a superação de alguns dos obstáculos estruturais no seu fazer, requer de o mesmo conhecer a amplitude dos obstáculos, contribuindo para uma mentalidade educacional de melhor qualidade no ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.