RODRIGUES, Christianne Sâmya Lins et al.. O estudante pesquisador no ensino médio. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89716>. Acesso em: 22/11/2024 02:17
Com o objetivo de mostrar os diferentes aspectos pelos quais a pesquisa científica favorece o desenvolvimento educacional dos estudantes, o presente artigo traz importantes reflexões sobre a importância de fazê-la presente em âmbito escolar. A aprendizagem por meio da pesquisa leva o aluno ao papel de investigador e protagonista de seus próprios conhecimentos, dando significado às suas indagações e curiosidades. Neste propósito, a Escola Estadual Professor Benedito Moraes, através do Componente Curricular Biologia vem desenvolvendo desde 2014, iniciativas de incentivo à Pesquisa Científica no Ensino Médio. A adesão dos estudantes a proposta superou as expectativas com 33 projetos inscritos dos quais 25 concluídos e apresentados na primeira edição da EXPOBIO. Dentre esses trabalhos, dois destacaram-se e foram indicados para participar da Feira de Ciências de Alagoas (FECEAL). Os projetos desenvolvidos atenderam a 152 estudantes matriculados nas seis turmas do Ensino Médio do turno matutino. O trabalho foi dividido em sete momentos: sensibilização dos estudantes, elaboração de modelo de projeto, oficinas para elaboração dos projetos, análise e correção das propostas, pesquisa e desenvolvimento das atividades previstas, organização e apresentação dos resultados na EXPOBIO. A partir da análise dos projetos, observou-se algumas dificuldades, como por exemplo, a compreensão do que é uma pesquisa científica, o que é compreensível pela falta de familiaridade com o tema. Ainda assim, apesar das limitações e dificuldades, a iniciativa de trabalhar a iniciação científica é extremamente válida visto que os alunos envolvem-se com o projeto, o que lhes confere autonomia e pertencimento.