Jean Piaget e Lev Vygotsky consistem em autores importantes para a área da educação, tendo desenvolvido teorias da aprendizagem que permitem a compreensão sobre o desenvolvimento humano e o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi verificar as contribuições desses teóricos na prática dos docentes no âmbito escolar e identificar a abordagem proposta pela instituição de ensino, visando compreender a efetivação do desenvolvimento da criança. Para tanto, foram feitas duas observações na sala de aula de educação infantil com 10 crianças, na faixa etária de quatro a cinco anos, uma professora e uma auxiliar de sala. Além da observação, os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, contendo onze perguntas abertas, que foram feitas à professora. Os resultados mostraram a importância de aplicar os conceitos de Piaget e Vygotsky na prática dos docentes, uma vez que fundamenta o processo de aprendizagem das crianças por meio da interação com o meio social, com o objeto, a apropriação da cultura e a intervenção de um sujeito detentor de experiências. Além disso, atividades em grupos e o contato com materiais didáticos e lúdicos propostos pela abordagem sociointeracionista da instituição podem facilitar o processo ensino-aprendizagem e a estruturação do raciocínio frente aos desafios em que os alunos são expostos. Logo, pode-se concluir que esse estudo proporcionou a solidificação das concepções estabelecidas pelos principais teóricos da aprendizagem, compreendendo as suas contribuições para a prática de professores.