A sociedade atual foi impelida a uma série de transformações e adaptações nos últimos dois anos, em decorrência do isolamento social necessário para contenção do novo Coronavírus. A escola, por estar contida nesse cenário, também teve que se adaptar, provendo meios para a garantir o acesso à educação, através de aulas remotas em detrimento das aulas presenciais. O presente trabalho foi realizado a partir da investigação dos impactos causados pela pandemia na educação básica no Distrito de Aranaú, localizado na cidade de Acaraú-CE. Para a realização deste estudo, foi realizada, inicialmente, uma enquete com os gestores das escolas do distrito, através da qual, diretores e coordenadores foram questionados sobre os principais desafios enfrentados por suas escolas, após o período de aulas remotas. Dentre as problemáticas apontadas pelos entrevistados, destacam-se: o baixo índice de proficiência dos alunos, o aumento na infrequência e abandono escolar e a vulnerabilidade socioemocional de vários estudantes. Diante desse diagnóstico, as escolas foram visitadas, com o intuito de se conhecer as principais ações estratégicas adotadas para atenuação ou superação desses problemas. A busca ativa escolar, realizada por professores e alunos, e aulas que objetivam a recomposição das aprendizagens foram as mais evidenciadas nas unidades de ensino visitadas. Através do estudo realizado, foi possível identificar ações pedagógicas que precisam ser fortificadas e rumos que a gestão escolar precisa tomar para abrandar os prejuízos ocasionados pelo período de isolamento social, imposto pela pandemia.