Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BNCCEM E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: debates necessários

Palavra-chaves: BNCCEM; Políticas Educacionais; Formação Inicial De Professores Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
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      preocupações políticas educacionais e sociais. Este artigo tem como objetivo problematizar e refletir sobre os\r\n
      desafios que a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) apresenta a formação dos\r\n
      professores. Entendemos que é urgente e necessário refletir sobre a formação de professores, para que estejam\r\n
      cientes do seu papel na sociedade, na formação de sujeitos emancipados que terão a possibilidade de transformar\r\n
      sua realidade. Nesse sentido, questionamos: Qual o perfil de professor a Base Nacional Comum Curricular do\r\n
      Ensino Médio direciona? Partindo da ideia de que essa política orienta para a normatização e regulação curricular\r\n
      a fim de atender às políticas de avaliação externa. Sob o ponto de vista da metodologia, adotamos os pressupostos\r\n
      da pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento a análise documental. Ressaltamos que a BNCCEM não é\r\n
      uma política educacional que se concretizem os direitos e os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento,\r\n
      como recomendam a Constituição Federal (1988) e o PNE (2014-2024), ao contrário, a BNCCEM não assegura\r\n
      uma discussão de diversidade, de inclusão, de respeito à diversidade cultural e racial, muito menos, a valorização\r\n
      artística, rompendo com todas essas questões que vinham conquistando seus espaços em governos anteriores.
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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A formação de professores vem sendo alvo de grandes debates nos últimos anos e voltou ao centro das preocupações políticas educacionais e sociais. Este artigo tem como objetivo problematizar e refletir sobre os desafios que a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) apresenta a formação dos professores. Entendemos que é urgente e necessário refletir sobre a formação de professores, para que estejam cientes do seu papel na sociedade, na formação de sujeitos emancipados que terão a possibilidade de transformar sua realidade. Nesse sentido, questionamos: Qual o perfil de professor a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio direciona? Partindo da ideia de que essa política orienta para a normatização e regulação curricular a fim de atender às políticas de avaliação externa. Sob o ponto de vista da metodologia, adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento a análise documental. Ressaltamos que a BNCCEM não é uma política educacional que se concretizem os direitos e os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento, como recomendam a Constituição Federal (1988) e o PNE (2014-2024), ao contrário, a BNCCEM não assegura uma discussão de diversidade, de inclusão, de respeito à diversidade cultural e racial, muito menos, a valorização artística, rompendo com todas essas questões que vinham conquistando seus espaços em governos anteriores.

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