O projeto estético de Alice Ruiz apresenta um desdobramento na linguagem que possibilita a percepção do protagonismo feminino em suas escritas. Desse modo, os poemas, os haicais, as canções e as Histórias em Quadrinhos discutem a mulher a partir do corpo, da sexualidade e do contexto social. O leitor, por sua vez, pode, além de apreender as diversas configurações da linguagem, compreender a luta feminina por espaços na sociedade, onde geralmente são ocupados por homens e por um tipo de poder jurídico predominantemente machista. Com efeito, a nossa comunicação tem como propositura analisar a produção estética da poeta, bem como sugerir uma proposta metodológica para a mediação dessas linguagens na sala de aula. Para assegurar a experiência de leitura literária na escola, abordamos as estratégias de leitura de Girotto e Souza (2012) e a sequência didática de Solé (1998) e de Cosson (2011). No que se refere à leitura analítica do texto, apropriamo-nos das considerações de Pfeiffer (1966), Cohen (1975), Staiger (1975), Hegel (1980) e Iser (1979). Os resultados preliminares apontam o entusiasmo dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal José Sérgio Veras, Sertânia-PE, pela poesia de Alice Ruiz, como também o rompimento de uma postura machista mediante ao corpo e a sexualidade da mulher, contribuindo para a formação humana dos jovens leitores na escola.