A POÉTICA DE ALICE RUIZ: UMA SUGESTÃO METODOLÓGICA PARA DISCUTIR MULHER, CORPO E SEXUALIDADE NA SALA DE AULA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90531 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4195 "inscrito_id" => 12165 "titulo" => "A POÉTICA DE ALICE RUIZ: UMA SUGESTÃO METODOLÓGICA PARA DISCUTIR MULHER, CORPO E SEXUALIDADE NA SALA DE AULA" "resumo" => "O projeto estético de Alice Ruiz apresenta um desdobramento na linguagem que possibilita a percepção do protagonismo feminino em suas escritas. Desse modo, os poemas, os haicais, as canções e as Histórias em Quadrinhos discutem a mulher a partir do corpo, da sexualidade e do contexto social. O leitor, por sua vez, pode, além de apreender as diversas configurações da linguagem, compreender a luta feminina por espaços na sociedade, onde geralmente são ocupados por homens e por um tipo de poder jurídico predominantemente machista. Com efeito, a nossa comunicação tem como propositura analisar a produção estética da poeta, bem como sugerir uma proposta metodológica para a mediação dessas linguagens na sala de aula. Para assegurar a experiência de leitura literária na escola, abordamos as estratégias de leitura de Girotto e Souza (2012) e a sequência didática de Solé (1998) e de Cosson (2011). No que se refere à leitura analítica do texto, apropriamo-nos das considerações de Pfeiffer (1966), Cohen (1975), Staiger (1975), Hegel (1980) e Iser (1979). Os resultados preliminares apontam o entusiasmo dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal José Sérgio Veras, Sertânia-PE, pela poesia de Alice Ruiz, como também o rompimento de uma postura machista mediante ao corpo e a sexualidade da mulher, contribuindo para a formação humana dos jovens leitores na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12165_TB4195_07092022215033.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIVALDO OMENA BATISTA" "autor_nome_curto" => "MARIVALDO OMENA" "autor_email" => "mobj-de88@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90531 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4195 "inscrito_id" => 12165 "titulo" => "A POÉTICA DE ALICE RUIZ: UMA SUGESTÃO METODOLÓGICA PARA DISCUTIR MULHER, CORPO E SEXUALIDADE NA SALA DE AULA" "resumo" => "O projeto estético de Alice Ruiz apresenta um desdobramento na linguagem que possibilita a percepção do protagonismo feminino em suas escritas. Desse modo, os poemas, os haicais, as canções e as Histórias em Quadrinhos discutem a mulher a partir do corpo, da sexualidade e do contexto social. O leitor, por sua vez, pode, além de apreender as diversas configurações da linguagem, compreender a luta feminina por espaços na sociedade, onde geralmente são ocupados por homens e por um tipo de poder jurídico predominantemente machista. Com efeito, a nossa comunicação tem como propositura analisar a produção estética da poeta, bem como sugerir uma proposta metodológica para a mediação dessas linguagens na sala de aula. Para assegurar a experiência de leitura literária na escola, abordamos as estratégias de leitura de Girotto e Souza (2012) e a sequência didática de Solé (1998) e de Cosson (2011). No que se refere à leitura analítica do texto, apropriamo-nos das considerações de Pfeiffer (1966), Cohen (1975), Staiger (1975), Hegel (1980) e Iser (1979). Os resultados preliminares apontam o entusiasmo dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal José Sérgio Veras, Sertânia-PE, pela poesia de Alice Ruiz, como também o rompimento de uma postura machista mediante ao corpo e a sexualidade da mulher, contribuindo para a formação humana dos jovens leitores na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12165_TB4195_07092022215033.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIVALDO OMENA BATISTA" "autor_nome_curto" => "MARIVALDO OMENA" "autor_email" => "mobj-de88@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }