ESPAÇOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90800 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4576 "inscrito_id" => 17368 "titulo" => "ESPAÇOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A organização de espaços de aprendizagem na Educação Infantil assume centralidade no cotidiano das crianças nas instituições, pois precisa considerar suas especificidades etárias, suas singularidades e suas necessidades. Os espaços constituem-se em ambientes educativos na medida em que promovem interações e experiências que ampliam suas possibilidades de brincar e aprender (HORN, 2017). Assim, os espaços precisam ser pensados de forma intencional e considerar a brincadeira como linguagem e atividade principal da infância, pois, esta é a constitui-se como forma de interação da criança consigo mesma, com o outro e com a cultura. Sendo assim, estamos desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de analisar os espaços e materiais lúdicos de instituições de Educação Infantil. Assumimos os princípios da abordagem Histórico Cultural de Lev S. Vigotski (2005; 2009) e proposições do dialogismo de Mikhail Bakhtin (1995; 2003). Definimos quatro instituições públicas do Sertão Central do Rio Grande do Norte, nas quais realizamos registros imagéticos dos espaços físicos e entrevistas semiestruturadas individuais com as gestoras e coordenadoras pedagógicas. Identificamos uma preocupação das profissionais para um planejamento envolvendo o brincar na instituição, seja em espaços estruturados ou improvisados. A presença do parquinho e o rodízio das turmas para uso dos espaços, aparecem nas falas das entrevistadas. Observamos que as instituições carecem de espaços e materiais mais estruturados e variados de brinquedos, no entanto, buscam garantir minimamente às crianças o direito de brincar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17368_TB4576_16092022124736.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOZELMA NUNES GONÇALVES TORRES" "autor_nome_curto" => "JOZELMA" "autor_email" => "jozelma.santos@alunos.ufe" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90800 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4576 "inscrito_id" => 17368 "titulo" => "ESPAÇOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A organização de espaços de aprendizagem na Educação Infantil assume centralidade no cotidiano das crianças nas instituições, pois precisa considerar suas especificidades etárias, suas singularidades e suas necessidades. Os espaços constituem-se em ambientes educativos na medida em que promovem interações e experiências que ampliam suas possibilidades de brincar e aprender (HORN, 2017). Assim, os espaços precisam ser pensados de forma intencional e considerar a brincadeira como linguagem e atividade principal da infância, pois, esta é a constitui-se como forma de interação da criança consigo mesma, com o outro e com a cultura. Sendo assim, estamos desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de analisar os espaços e materiais lúdicos de instituições de Educação Infantil. Assumimos os princípios da abordagem Histórico Cultural de Lev S. Vigotski (2005; 2009) e proposições do dialogismo de Mikhail Bakhtin (1995; 2003). Definimos quatro instituições públicas do Sertão Central do Rio Grande do Norte, nas quais realizamos registros imagéticos dos espaços físicos e entrevistas semiestruturadas individuais com as gestoras e coordenadoras pedagógicas. Identificamos uma preocupação das profissionais para um planejamento envolvendo o brincar na instituição, seja em espaços estruturados ou improvisados. A presença do parquinho e o rodízio das turmas para uso dos espaços, aparecem nas falas das entrevistadas. Observamos que as instituições carecem de espaços e materiais mais estruturados e variados de brinquedos, no entanto, buscam garantir minimamente às crianças o direito de brincar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17368_TB4576_16092022124736.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOZELMA NUNES GONÇALVES TORRES" "autor_nome_curto" => "JOZELMA" "autor_email" => "jozelma.santos@alunos.ufe" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }