ENSINO DA ARTE NO BRASIL: TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90494 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4145 "inscrito_id" => 16071 "titulo" => "ENSINO DA ARTE NO BRASIL: TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO" "resumo" => "A Arte/Educação se configura um campo interdisciplinar constituído por epistemologias próprias sobre as diferentes linguagens da arte como música, dança, teatro e artes visuais por exemplo. Devido a este aspecto interdisciplinar, conhecer os momentos de predominância de pensamentos artísticos e educacionais sobre o ensino da Arte se torna fundamental para compreendermos quais os métodos norteiam a prática docente. Assim, este artigo objetiva discutir as tendências e as concepções de ensino da arte no Brasil, analisando a influência de movimentos políticos e culturais que contribuíram para a grande ruptura no modo de conceber a arte e seu ensino. Nesse sentido, investigamos o surgimento do ensino da arte no Brasil, as ideias artísticas e pedagógicas do século XX e a promulgação da Lei 9.394/96, a qual retrata sobre a obrigatoriedade do ensino de arte em suas diferentes linguagens. Para realizar este estudo, tomamos por referencial teórico os debates propostos por Silva (2007), Subtil (2011), Iavelberg (2014, 2017) e Barbosa (2018, 2019). Este estudo constitui uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. Os resultados desta pesquisa evidenciaram a influência do modernismo para a renovação metodológica no campo da Arte/educação e, a presença de quatro concepções de ensino de arte que norteiam a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16071_TB4145_01122022144502.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARBELE JÚLIA FERREIRA LINS" "autor_nome_curto" => "CHARBELE JÚLIA" "autor_email" => "charbele.flins@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90494 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4145 "inscrito_id" => 16071 "titulo" => "ENSINO DA ARTE NO BRASIL: TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DE ENSINO" "resumo" => "A Arte/Educação se configura um campo interdisciplinar constituído por epistemologias próprias sobre as diferentes linguagens da arte como música, dança, teatro e artes visuais por exemplo. Devido a este aspecto interdisciplinar, conhecer os momentos de predominância de pensamentos artísticos e educacionais sobre o ensino da Arte se torna fundamental para compreendermos quais os métodos norteiam a prática docente. Assim, este artigo objetiva discutir as tendências e as concepções de ensino da arte no Brasil, analisando a influência de movimentos políticos e culturais que contribuíram para a grande ruptura no modo de conceber a arte e seu ensino. Nesse sentido, investigamos o surgimento do ensino da arte no Brasil, as ideias artísticas e pedagógicas do século XX e a promulgação da Lei 9.394/96, a qual retrata sobre a obrigatoriedade do ensino de arte em suas diferentes linguagens. Para realizar este estudo, tomamos por referencial teórico os debates propostos por Silva (2007), Subtil (2011), Iavelberg (2014, 2017) e Barbosa (2018, 2019). Este estudo constitui uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. Os resultados desta pesquisa evidenciaram a influência do modernismo para a renovação metodológica no campo da Arte/educação e, a presença de quatro concepções de ensino de arte que norteiam a prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16071_TB4145_01122022144502.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARBELE JÚLIA FERREIRA LINS" "autor_nome_curto" => "CHARBELE JÚLIA" "autor_email" => "charbele.flins@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }