Adquirir uma língua é um processo complexo e repleto de várias estratégias, debruçamos nosso olhar sobre a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes, ou seja, sobre a aprendizagem de segunda língua (L2). Assim, o presente artigo objetiva compreender as estratégias e os processos de aquisição da Libras por ouvintes do curso de licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, considerando as formas de ingresso, as estratégias de ensino aplicadas e as práticas adotadas pelos alunos ouvintes por meio de relatos. Amparamos nossas reflexões na legislação vigente sobre a Libras e a formação docente, em Gesser (2012) sobre a Libras e as crenças que cercam essa aprendizagem, além de Krashen (1985) sobre as aprendizagens de segunda língua. O foco da nossa pesquisa foram alunos do curso de Letras Libras da UFERSA e dois professores regentes surdos, para podemos compreender as estratégias de aquisição de L2 pelos alunos e também a visão dos professores do curso. De acordo com nossos estudos e relatos de aprendizes de Libras como L2 percebemos o quão complexo é aprender uma língua, mas também focamos nossa pesquisa em observar como é importante se apoiar em estratégias, em que existem várias formas para se aprender a Libras, percebemos que o contato prévio com a língua e comunidade surda são fatores que facilitam a compreensão da modalidade visual espacial e culta, além de que a prática é apontada como um fator no qual os fizeram desenvolver e adquirir uma L2 mais rapidamente.