PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR OUVINTES: RELATOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88919 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2044 "inscrito_id" => 14276 "titulo" => "PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR OUVINTES: RELATOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Adquirir uma língua é um processo complexo e repleto de várias estratégias, debruçamos nosso olhar sobre a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes, ou seja, sobre a aprendizagem de segunda língua (L2). Assim, o presente artigo objetiva compreender as estratégias e os processos de aquisição da Libras por ouvintes do curso de licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, considerando as formas de ingresso, as estratégias de ensino aplicadas e as práticas adotadas pelos alunos ouvintes por meio de relatos. Amparamos nossas reflexões na legislação vigente sobre a Libras e a formação docente, em Gesser (2012) sobre a Libras e as crenças que cercam essa aprendizagem, além de Krashen (1985) sobre as aprendizagens de segunda língua. O foco da nossa pesquisa foram alunos do curso de Letras Libras da UFERSA e dois professores regentes surdos, para podemos compreender as estratégias de aquisição de L2 pelos alunos e também a visão dos professores do curso. De acordo com nossos estudos e relatos de aprendizes de Libras como L2 percebemos o quão complexo é aprender uma língua, mas também focamos nossa pesquisa em observar como é importante se apoiar em estratégias, em que existem várias formas para se aprender a Libras, percebemos que o contato prévio com a língua e comunidade surda são fatores que facilitam a compreensão da modalidade visual espacial e culta, além de que a prática é apontada como um fator no qual os fizeram desenvolver e adquirir uma L2 mais rapidamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14276_TB2044_06102022181820.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA MILLENA MARQUES" "autor_nome_curto" => "KARLA Millena" "autor_email" => "karla.marques@alunos.ufer" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88919 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2044 "inscrito_id" => 14276 "titulo" => "PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR OUVINTES: RELATOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Adquirir uma língua é um processo complexo e repleto de várias estratégias, debruçamos nosso olhar sobre a aprendizagem de Libras por alunos ouvintes, ou seja, sobre a aprendizagem de segunda língua (L2). Assim, o presente artigo objetiva compreender as estratégias e os processos de aquisição da Libras por ouvintes do curso de licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, considerando as formas de ingresso, as estratégias de ensino aplicadas e as práticas adotadas pelos alunos ouvintes por meio de relatos. Amparamos nossas reflexões na legislação vigente sobre a Libras e a formação docente, em Gesser (2012) sobre a Libras e as crenças que cercam essa aprendizagem, além de Krashen (1985) sobre as aprendizagens de segunda língua. O foco da nossa pesquisa foram alunos do curso de Letras Libras da UFERSA e dois professores regentes surdos, para podemos compreender as estratégias de aquisição de L2 pelos alunos e também a visão dos professores do curso. De acordo com nossos estudos e relatos de aprendizes de Libras como L2 percebemos o quão complexo é aprender uma língua, mas também focamos nossa pesquisa em observar como é importante se apoiar em estratégias, em que existem várias formas para se aprender a Libras, percebemos que o contato prévio com a língua e comunidade surda são fatores que facilitam a compreensão da modalidade visual espacial e culta, além de que a prática é apontada como um fator no qual os fizeram desenvolver e adquirir uma L2 mais rapidamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14276_TB2044_06102022181820.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA MILLENA MARQUES" "autor_nome_curto" => "KARLA Millena" "autor_email" => "karla.marques@alunos.ufer" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }