Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOLOGIA EM CENA – A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90452 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4094 "inscrito_id" => 7268 "titulo" => "BIOLOGIA EM CENA – A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O ensino de Biologia, por apresentar conteúdos considerados de difícil compreensão, quando restrito ao uso do livro didático não costuma despertar o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes, que por sua vez, passam a rotular as aulas de Biologia como enfadonhas e cansativas. Nesse sentido, o lúdico surge como um divisor de águas, possibilitando a fixação de conceitos e símbolos, além de promover a interação e socialização da turma. O estudo teve abordagem quali-quantitativa, consistindo em levantamento bibliográfico e estudo em campo. O trabalho foi realizado no período de janeiro a agosto de 2022, com 72 alunos de turmas da terceira série do Ensino Médio em uma escola pública estadual no município de Buriti, Maranhão. Para a coleta de dados foram realizadas quatro atividades lúdicas referentes aos conteúdos de Genética e Sistema ABO e, a aplicação de um questionário semiestruturado com questões para a avaliação das atividades lúdicas realizadas no I Semestre. O lúdico como estratégia de ensino, associado às aulas ditas tradicionais, foi apontado pela maioria como o mais adequado ao processo de aprendizagem por possibilitar novas experiências e promover interação entre os colegas. Dos 72 entrevistados, quando questionados sobre as atividades individuais, 90% indicaram que as atividades contribuíram para exercitar a memória e o raciocínio, possibilitando a fixação do conteúdo e promovendo a interação com os colegas e, 10% consideram que os jogos foram utilizados apenas como diversão e não despertar interesse. As atividades em equipe foram mais aceitas na sala de aula, representando 91% dos que consideram a ludicidade como ferramenta eficiente na ampliação de aprendizagem e experiência. Concluiu-se que o lúdico como estratégia de ensino foi eficaz no desenvolvimento de aprendizagens significativas no ensino de Biologia.O ensino de Biologia, por apresentar conteúdos considerados de difícil compreensão, quando restrito ao uso do livro didático não costuma despertar o entusiasmo " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID7268_TB4094_05092022231542.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMENIA SOARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISMENIA SOARES DOS SANTOS" "autor_email" => "pqnasoares@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90452 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4094 "inscrito_id" => 7268 "titulo" => "BIOLOGIA EM CENA – A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O ensino de Biologia, por apresentar conteúdos considerados de difícil compreensão, quando restrito ao uso do livro didático não costuma despertar o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes, que por sua vez, passam a rotular as aulas de Biologia como enfadonhas e cansativas. Nesse sentido, o lúdico surge como um divisor de águas, possibilitando a fixação de conceitos e símbolos, além de promover a interação e socialização da turma. O estudo teve abordagem quali-quantitativa, consistindo em levantamento bibliográfico e estudo em campo. O trabalho foi realizado no período de janeiro a agosto de 2022, com 72 alunos de turmas da terceira série do Ensino Médio em uma escola pública estadual no município de Buriti, Maranhão. Para a coleta de dados foram realizadas quatro atividades lúdicas referentes aos conteúdos de Genética e Sistema ABO e, a aplicação de um questionário semiestruturado com questões para a avaliação das atividades lúdicas realizadas no I Semestre. O lúdico como estratégia de ensino, associado às aulas ditas tradicionais, foi apontado pela maioria como o mais adequado ao processo de aprendizagem por possibilitar novas experiências e promover interação entre os colegas. Dos 72 entrevistados, quando questionados sobre as atividades individuais, 90% indicaram que as atividades contribuíram para exercitar a memória e o raciocínio, possibilitando a fixação do conteúdo e promovendo a interação com os colegas e, 10% consideram que os jogos foram utilizados apenas como diversão e não despertar interesse. As atividades em equipe foram mais aceitas na sala de aula, representando 91% dos que consideram a ludicidade como ferramenta eficiente na ampliação de aprendizagem e experiência. Concluiu-se que o lúdico como estratégia de ensino foi eficaz no desenvolvimento de aprendizagens significativas no ensino de Biologia.O ensino de Biologia, por apresentar conteúdos considerados de difícil compreensão, quando restrito ao uso do livro didático não costuma despertar o entusiasmo " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID7268_TB4094_05092022231542.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMENIA SOARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISMENIA SOARES DOS SANTOS" "autor_email" => "pqnasoares@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino de Biologia, por apresentar conteúdos considerados de difícil compreensão, quando restrito ao uso do livro didático não costuma despertar o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes, que por sua vez, passam a rotular as aulas de Biologia como enfadonhas e cansativas. Nesse sentido, o lúdico surge como um divisor de águas, possibilitando a fixação de conceitos e símbolos, além de promover a interação e socialização da turma. O estudo teve abordagem quali-quantitativa, consistindo em levantamento bibliográfico e estudo em campo. O trabalho foi realizado no período de janeiro a agosto de 2022, com 72 alunos de turmas da terceira série do Ensino Médio em uma escola pública estadual no município de Buriti, Maranhão. Para a coleta de dados foram realizadas quatro atividades lúdicas referentes aos conteúdos de Genética e Sistema ABO e, a aplicação de um questionário semiestruturado com questões para a avaliação das atividades lúdicas realizadas no I Semestre. O lúdico como estratégia de ensino, associado às aulas ditas tradicionais, foi apontado pela maioria como o mais adequado ao processo de aprendizagem por possibilitar novas experiências e promover interação entre os colegas. Dos 72 entrevistados, quando questionados sobre as atividades individuais, 90% indicaram que as atividades contribuíram para exercitar a memória e o raciocínio, possibilitando a fixação do conteúdo e promovendo a interação com os colegas e, 10% consideram que os jogos foram utilizados apenas como diversão e não despertar interesse. As atividades em equipe foram mais aceitas na sala de aula, representando 91% dos que consideram a ludicidade como ferramenta eficiente na ampliação de aprendizagem e experiência. Concluiu-se que o lúdico como estratégia de ensino foi eficaz no desenvolvimento de aprendizagens significativas no ensino de Biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.