A Anatomia Humana é uma disciplina clássica prerrogativa à compreensão do corpo humano. Nesta perspectiva, há necessidade de se buscar diferentes estratégias metodológicas para a concretização do processo de ensino. Neste cenário, o presente estudo teve como objetivo verificar o papel das metodologias ativas e gamificação como estratégias para o ensino da anatomia. A população alvo foi constituída por 200 alunos dos cursos de Saúde. Como grupos experimentais, obteve-se o grupo controle e o grupo intervenção que foi submetido às metodologias ativas, mapa conceitual, body paint e painel integrado, para desenvolvimento dos conteúdos, sistema esquelético e muscular. Já o Kahoot® foi aplicado em pré-teste, logo após a aplicação das metodologias (pré-teste imediato) e no pós-teste de longa duração que ocorreu em um intervalo de tempo seis meses. Para análise estatística, foi realizado Análise de Variância (ANOVA) seguida pelo teste de Tukey como post hoc. Para a análise textual, utilizaram-se os softwares IRAMUTEQ e Nvivo. Os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significativa no aprendizado após a aplicação das metodologias ativas, mapas conceituais, painel integrado, body paint e Kahoot®. Averiguaram-se os benefícios da aplicação das metodologias na aprendizagem, como dinamismo e prazer em aprender. Observou-se que as estratégias promoveram aprendizagem significativa quando correlacionadas com o ensino tradicional. Constatou-se que as metodologias utilizadas são estratégias que viabilizam a aprendizagem significativa em períodos de curto e longo prazos. Concluiu-se que as metodologias ativas funcionam como uma estratégia que promove uma maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem.