Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CRECHE ESCOLA REINADO INFANTIL.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Política Nacional de Educação Especial consolida o ordenamento da Educação Inclusiva e estabelece como público alvo os alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e de acordo com a concepção da política esses alunos deverão ser matriculados na turma regular de ensino. A educação especial a partir da educação inclusiva contempla todas as modalidades, etapas e níveis de ensino. O atendimento educacional especializado - AEE - deve ser iniciado quando ocorre o ingresso da criança no ambiente escolar, o início da educação básica é na educação infantil que atende crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. A Creche Escola Reinado Infantil - CERI - faz parte da rede privada de ensino do município de Natal/RN. O AEE na CERI articula suas ações em um tripé com a seguinte composição: individuais, de formação e institucionais. A primeira é referente ao atendimento das necessidades educacionais de cada criança que é público alvo da educação especial, o que inclui plano de ensino individualizado, articulação com a equipe de assistência terapêutica e atendimento às famílias. O segundo contempla ações de formação em educação continuada e permanente da equipe da instituição, ingresso em especialização de educação especial de docente e coordenação. O terceiro diz respeito a infra estrutura, mobiliário e práticas inclusivas da instituição, como Implantação da Sala de Recursos Multifuncionais, investimento em recursos humanos, inclusão de ações de inclusivas na escola e criação de coordenação de educação inclusiva. A educação especial está em constante mudança, apresentou muitos avanços, no entanto tem um longo caminho a percorrer para realizar a inclusão de forma efetiva.

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