PROJETO INTEGRADOR: COMPARTILHANDO SABERES E RECONHECENDO CULTURAS - OS REMANESCENTES DE QUILOMBOS EM TEOTÔNIO VILELA – AL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88815 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1882 "inscrito_id" => 13728 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR: COMPARTILHANDO SABERES E RECONHECENDO CULTURAS - OS REMANESCENTES DE QUILOMBOS EM TEOTÔNIO VILELA – AL" "resumo" => "Promover o ensino da cultura Afro-brasileira no Ensino Fundamental ainda representa desafios. Partindo dessa premissa e com objetivo de proporcionar maior aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, considerando que a abordagem de temas contemporâneos locais e regionais de modo transversal e integrador aos currículos escolares está presente na BNCC, foi proposto, durante Encontro de Formação Continuada, promovido pelo município de Teotônio Vilela – AL, o desenvolvimento de Projeto Integrador a ser realizado com os discentes das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Teotônio Vilela – AL. A temática: “Conhecer e promover a valorização da cultura e dos saberes produzidos nos territórios remanescentes de quilombos, Abobreira e Birros, localizados em Teotônio Vilela- Al”, se mostra relevante pelo fato de a região possuir duas comunidades de remanescentes de quilombolas reconhecidas e certificadas pelo INCRA e a Fundação Cultural Palmares, mas que tem seu potencial pouco explorado e/ou reconhecido pela população local. Nesses termos, temos as seguintes problemáticas: Quais saberes são produzidos e provenientes dessas comunidades? Como valorizar nossas raízes pode ser importante para apreciar nossa essência enquanto sociedade? O presente artigo visa analisar as contribuições de realização de projeto integrador, de acordo com a proposta de RCM do município supracitado e tem como principal embasamento teórico-metodológico a BNCC, e as leis citadas anteriormente, além de bibliografia sobre metodologias ativas e aprendizagens por projetos. A proposta envolve os componentes: História, Geografia, Arte, Ensino Religioso e Ciências, e como produto final a produção de site ou perfil de rede social contendo o levantamento dos saberes tradicionais, imagens das localidades, compilado de receitas e ervas medicinais utilizadas tradicionalmente pelos povos da comunidade, de modo a compartilhar com a sociedade o conhecimento produzido em âmbito escolar, sendo o aluno protagonista da produção e divulgação desse conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13728_TB1882_29082022165604.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CAROLINE ROCHA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroline.ecro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88815 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1882 "inscrito_id" => 13728 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR: COMPARTILHANDO SABERES E RECONHECENDO CULTURAS - OS REMANESCENTES DE QUILOMBOS EM TEOTÔNIO VILELA – AL" "resumo" => "Promover o ensino da cultura Afro-brasileira no Ensino Fundamental ainda representa desafios. Partindo dessa premissa e com objetivo de proporcionar maior aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, considerando que a abordagem de temas contemporâneos locais e regionais de modo transversal e integrador aos currículos escolares está presente na BNCC, foi proposto, durante Encontro de Formação Continuada, promovido pelo município de Teotônio Vilela – AL, o desenvolvimento de Projeto Integrador a ser realizado com os discentes das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Teotônio Vilela – AL. A temática: “Conhecer e promover a valorização da cultura e dos saberes produzidos nos territórios remanescentes de quilombos, Abobreira e Birros, localizados em Teotônio Vilela- Al”, se mostra relevante pelo fato de a região possuir duas comunidades de remanescentes de quilombolas reconhecidas e certificadas pelo INCRA e a Fundação Cultural Palmares, mas que tem seu potencial pouco explorado e/ou reconhecido pela população local. Nesses termos, temos as seguintes problemáticas: Quais saberes são produzidos e provenientes dessas comunidades? Como valorizar nossas raízes pode ser importante para apreciar nossa essência enquanto sociedade? O presente artigo visa analisar as contribuições de realização de projeto integrador, de acordo com a proposta de RCM do município supracitado e tem como principal embasamento teórico-metodológico a BNCC, e as leis citadas anteriormente, além de bibliografia sobre metodologias ativas e aprendizagens por projetos. A proposta envolve os componentes: História, Geografia, Arte, Ensino Religioso e Ciências, e como produto final a produção de site ou perfil de rede social contendo o levantamento dos saberes tradicionais, imagens das localidades, compilado de receitas e ervas medicinais utilizadas tradicionalmente pelos povos da comunidade, de modo a compartilhar com a sociedade o conhecimento produzido em âmbito escolar, sendo o aluno protagonista da produção e divulgação desse conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13728_TB1882_29082022165604.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CAROLINE ROCHA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroline.ecro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }