Promover o ensino da cultura Afro-brasileira no Ensino Fundamental ainda representa desafios. Partindo dessa premissa e com objetivo de proporcionar maior aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, considerando que a abordagem de temas contemporâneos locais e regionais de modo transversal e integrador aos currículos escolares está presente na BNCC, foi proposto, durante Encontro de Formação Continuada, promovido pelo município de Teotônio Vilela – AL, o desenvolvimento de Projeto Integrador a ser realizado com os discentes das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Teotônio Vilela – AL. A temática: “Conhecer e promover a valorização da cultura e dos saberes produzidos nos territórios remanescentes de quilombos, Abobreira e Birros, localizados em Teotônio Vilela- Al”, se mostra relevante pelo fato de a região possuir duas comunidades de remanescentes de quilombolas reconhecidas e certificadas pelo INCRA e a Fundação Cultural Palmares, mas que tem seu potencial pouco explorado e/ou reconhecido pela população local. Nesses termos, temos as seguintes problemáticas: Quais saberes são produzidos e provenientes dessas comunidades? Como valorizar nossas raízes pode ser importante para apreciar nossa essência enquanto sociedade? O presente artigo visa analisar as contribuições de realização de projeto integrador, de acordo com a proposta de RCM do município supracitado e tem como principal embasamento teórico-metodológico a BNCC, e as leis citadas anteriormente, além de bibliografia sobre metodologias ativas e aprendizagens por projetos. A proposta envolve os componentes: História, Geografia, Arte, Ensino Religioso e Ciências, e como produto final a produção de site ou perfil de rede social contendo o levantamento dos saberes tradicionais, imagens das localidades, compilado de receitas e ervas medicinais utilizadas tradicionalmente pelos povos da comunidade, de modo a compartilhar com a sociedade o conhecimento produzido em âmbito escolar, sendo o aluno protagonista da produção e divulgação desse conhecimento.