ANJOS, Sabrina Silva Dos et al.. O uso da gamificação no ensino de física: termodinâmica. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88576>. Acesso em: 21/11/2024 20:55
Após o sucesso dos jogos digitais, inclusive na área educacional, sendo denominados jogos sérios, um fenômeno emergente tem se popularizado: a gamificação, que é o uso de elementos de jogos em espaços que não são jogos, como a sala de aula. Considerando-se as dificuldades dos alunos nas disciplinas exatas, a exemplo da física, e os benefícios para a aprendizagem que os elementos de jogos vêm trazendo, este trabalho objetiva a construção de uma abordagem gamificada nas aulas de física do ensino médio, tendo como tema as duas leis da termodinâmica. Por meio de problemas cotidianos com sistemas termodinâmicos, criar-se-á um roteiro com elementos de gamificação misturando desafios que engajem os diferentes perfis de jogadores existentes. Foi aplicado um questionário que avaliou os seguintes critérios: Conhecimentos Prévios; Preferências; Perfil do Jogo e Jogador/Estudante, com destaque maior critérios 35% dos alunos preferem esse tipo de atividade, segundo eles se torna mais atrativa e participativa. 41% responderam que têm dificuldade em aprender por métodos tradicionais, pois alegam que a física é uma disciplina difícil e a atividade deu oportunidade em interagir de forma dinâmica e construir seu próprio conhecimento. faz-se necessário mais pesquisas e aplicações de atividades como esta para colocar em prática novas abordagens dos conteúdos, não somente na área da física como também nas outras áreas do conhecimento, incentivando os alunos a aprenderem e absorverem os conteúdos de uma forma mais lúdica e aprazível.