Contar histórias, brincar de advinha, imitar animais, promover jogos são atividades que fazem parte da infância, do mundo da criança. Este trabalho propõe-se a analisar a importância de atividades lúdicas na educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio da criança e para a construção dos conhecimentos, já que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Esta pesquisa está fundamentada nos seguintes autores, como Vygotsky (1984), Santos (1999), Sneyders (1996), Marcelino (1990) e outros que abordam a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil e na educação. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste traabalho, com revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa-ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Cândido, localizada na cidade de São bento Paraíba, onde foram desenvolvidas várias atividades lúdicas na sala de aula com as crianças com o objetivo de promover a atividade através de atividades lúdicas. Observamos nas crianças, que participaram dessas atividades, uma maior concentração e interesse em participar das aulas. Não é interessante que fatores como esses impeçam às crianças terem uma educação pautada no seu desenvolvimento, e como dito no decorrer das discussões deste trabalho, um desenvolvimento com alegria, prazer, felicidade, diversão e interação, proporcionado pelas atividades lúdicas, pois a criança tem direito ao seu mundo imaginário e as brincadeiras. Dessa forma, é muito relevante a prática da ludicidade na sala de aula. Palavras-chave: Educação Infantil, ludicidade, sala de aula, aprendizagem.