QUEIROZ, Thaís Silva et al.. Avaliação escolar como direcionamento das práticas docentes. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90297>. Acesso em: 23/12/2024 02:08
A avaliação escolar atua como um instrumento qualitativo, auxiliando no trabalho docente para a elaboração de práticas que visam o desenvolvimento dos educandos. Todavia, o ato de avaliar, muito tem sido utilizado como uma maneira de analisar e determinar as capacidades dos alunos quanto aos conteúdos transmitidos em sala de aula, resultando em uma visão distorcida e limitada que nada acrescenta no desempenho pedagógico, e, por conseguinte, na construção dos conhecimentos. Desse modo, o presente estudo pretende analisar as implicações da avaliação escolar no aprimoramento das práticas pedagógicas por meio do diagnóstico apresentado, e, consequentemente, na composição dos saberes e significados, considerando o alvo que a conduz e o seu processo de aplicação. Para tanto, utilizou-se de pesquisa qualitativa bibliográfica, com ênfase em autores como BOTH (2017), LUCKESI (1996) e HOFFMAN (2013), que se relacionam à temática, dando visibilidade à avaliação aplicada no ambiente escolar, sua relevância e os principais tipos, assim como os seus efeitos quando realizada de modo a categorizar os alunos. Evidencia-se que, a avaliação é um instrumento indispensável no meio escolar, haja vista que, através dela, é possível observar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, sendo, portanto, o momento em que o docente exercita a reflexão sobre a ação, analisando os pontos positivos e negativos, promovendo assim, a efetivação da educação.