Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE ESCRITA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88450 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1075 "inscrito_id" => 12186 "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE ESCRITA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO" "resumo" => "A escrita, ato social comunicativo, é algo que permeia o espaço escolar, seja na sua aprendizagem ou em seu uso para registros e comunicações em geral, é o foco central do proposto trabalho, este tem como público, alunos do ensino fundamental I com baixa visão. O presente, tem como objetivo contribuir no processo de produção textual de educandos com deficiência visual, com o uso de uma sequência didática elaborada. A atividade proposta consistia em encontros semanais onde os alunos eram convidados a refletirem sobre o processo de escrita e produzirem novos textos para serem publicados aos familiares em redes sociais. Para além, os familiares eram convidados a participar dos encontros uma vez no mês para conhecerem o trabalho que os seus filhos estavam realizando e contribuírem com ideias e sugestões, afinal a escrita resultante seria para eles. Como conclusões da pesquisa, foi observado que os alunos durante o processo de aquisição de escrita são capazes de perceber seus erros e dificuldades quando realizam a releitura do mesmo e que eles podem aprimorar seu desenvolvimento no processo escrito com o uso de tecnologias. Posso salientar que, a pesquisa ainda levantou o aspecto social, ao tentar incluir todos os participantes e familiares que desejaram e almejaram contribuir na proposta realizada.A escrita, ato social comunicativo, é algo que permeia o espaço escolar, seja na sua aprendizagem ou em seu uso para registros e comunicações em geral, é o foco" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12186_TB1075_20062022155744.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianalopesdasilva@ibc.g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88450 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1075 "inscrito_id" => 12186 "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE ESCRITA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO" "resumo" => "A escrita, ato social comunicativo, é algo que permeia o espaço escolar, seja na sua aprendizagem ou em seu uso para registros e comunicações em geral, é o foco central do proposto trabalho, este tem como público, alunos do ensino fundamental I com baixa visão. O presente, tem como objetivo contribuir no processo de produção textual de educandos com deficiência visual, com o uso de uma sequência didática elaborada. A atividade proposta consistia em encontros semanais onde os alunos eram convidados a refletirem sobre o processo de escrita e produzirem novos textos para serem publicados aos familiares em redes sociais. Para além, os familiares eram convidados a participar dos encontros uma vez no mês para conhecerem o trabalho que os seus filhos estavam realizando e contribuírem com ideias e sugestões, afinal a escrita resultante seria para eles. Como conclusões da pesquisa, foi observado que os alunos durante o processo de aquisição de escrita são capazes de perceber seus erros e dificuldades quando realizam a releitura do mesmo e que eles podem aprimorar seu desenvolvimento no processo escrito com o uso de tecnologias. Posso salientar que, a pesquisa ainda levantou o aspecto social, ao tentar incluir todos os participantes e familiares que desejaram e almejaram contribuir na proposta realizada.A escrita, ato social comunicativo, é algo que permeia o espaço escolar, seja na sua aprendizagem ou em seu uso para registros e comunicações em geral, é o foco" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12186_TB1075_20062022155744.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianalopesdasilva@ibc.g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A escrita, ato social comunicativo, é algo que permeia o espaço escolar, seja na sua aprendizagem ou em seu uso para registros e comunicações em geral, é o foco central do proposto trabalho, este tem como público, alunos do ensino fundamental I com baixa visão. O presente, tem como objetivo contribuir no processo de produção textual de educandos com deficiência visual, com o uso de uma sequência didática elaborada. A atividade proposta consistia em encontros semanais onde os alunos eram convidados a refletirem sobre o processo de escrita e produzirem novos textos para serem publicados aos familiares em redes sociais. Para além, os familiares eram convidados a participar dos encontros uma vez no mês para conhecerem o trabalho que os seus filhos estavam realizando e contribuírem com ideias e sugestões, afinal a escrita resultante seria para eles. Como conclusões da pesquisa, foi observado que os alunos durante o processo de aquisição de escrita são capazes de perceber seus erros e dificuldades quando realizam a releitura do mesmo e que eles podem aprimorar seu desenvolvimento no processo escrito com o uso de tecnologias. Posso salientar que, a pesquisa ainda levantou o aspecto social, ao tentar incluir todos os participantes e familiares que desejaram e almejaram contribuir na proposta realizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.