O estudo, busca apresentar experiências vivenciadas no período de março à junho de 2022, por três estudantes de Graduação em Educação Física, voluntários de um projeto de extensão CONSTRUINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS DE COOPERAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DA IGUALDADE NA DIFERENÇA. O mesmo é realizado em uma comunidade periférica no município de Castanhal-PA em parceria com o clube de mães, propondo às crianças e adolescentes, atividades cooperativas como intervenção pedagógica-educacional, a fim de incentivar a participação coletiva dos envolvidos e construir um olhar crítico acerca das relações sociais. A pesquisa tem como objetivo, explorar a influência da cooperação no processo de educação infantil na construção da autoconfiança da criança, e consolidar a importância da inserção acadêmica na comunidade, a qual ressignifica a visão tradicional sob a universidade, propondo o ensino de jogos cooperativos como instrumento para o desenvolvimento humano. Nesse sentido, a síntese teórica deste estudo tem como base as concepções produzidas por Orlick referente a jogos cooperativos, o qual tem contribuições na Educação. Desse modo, a pesquisa aplicada neste trabalho consiste por meio de análise descritiva e qualitativa, mediante ao processo da relação entre ensino e aprendizagem. Observou-se, que é possível ampliar novas vivências educacionais possibilitando reflexões sobre o comportamento humano nas relações coletivas aplicadas nas práticas cooperativas, que corroboram para a formação do desempenho pessoal por meio da cooperação. Logo, vale ressaltar a necessidade da extensão universitária na oferta de serviços de qualidade à sociedade, e a importância que o projeto desenvolve ao aproximar a realidade da educação aos discentes.