EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CAMPO PERMANENTE DE DISPUTAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90296 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3884 "inscrito_id" => 16535 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CAMPO PERMANENTE DE DISPUTAS" "resumo" => "Este resumo trata-se de uma revisão bibliográfica e tem como objetivo fazer uma discussão da relação entre a definição de um projeto de educação, em especial para a educação e profissional e tecnológica e, os modelos de desenvolvimento econômico. Compreender como as constantes mudanças das relações econômicas e de trabalho, seja no plano nacional ou internacional, associadas as particularidades do Brasil afetam diretamente a proposição de políticas educacionais e que exigem a cada momento uma nova perspectiva de formação para o trabalho. Concentraremos as discussões entre a aplicação de uma política privatista e produtivista, reforçada na década de 1990 que levou a reorganização da educação profissional, consorciado com organismos internacionais, em atendimento as imposições do neoliberalismo e, a partir dos anos 2000, com a formação de um novo governo que representou dissidências em relação as políticas anteriores. Este artigo chega a conclusão, que a introdução do ensino médio integrado ao ensino técnico de nível médio, foi fruto de intensos debates de contraposição ao projeto existente e se apresenta como uma antítese ao modelo neoliberal, não como proposição final (tese), mas como uma “travessia” que possibilite uma educação integral aos filhos dos trabalhadores e que rompa a dualidade clássica entre o pensar e o fazer, em uma perspectiva de formação omnilateral dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16535_TB3884_24082022093612.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE CARLOS PESSOA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSE CARLOS PES" "autor_email" => "carlospessoa@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90296 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3884 "inscrito_id" => 16535 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CAMPO PERMANENTE DE DISPUTAS" "resumo" => "Este resumo trata-se de uma revisão bibliográfica e tem como objetivo fazer uma discussão da relação entre a definição de um projeto de educação, em especial para a educação e profissional e tecnológica e, os modelos de desenvolvimento econômico. Compreender como as constantes mudanças das relações econômicas e de trabalho, seja no plano nacional ou internacional, associadas as particularidades do Brasil afetam diretamente a proposição de políticas educacionais e que exigem a cada momento uma nova perspectiva de formação para o trabalho. Concentraremos as discussões entre a aplicação de uma política privatista e produtivista, reforçada na década de 1990 que levou a reorganização da educação profissional, consorciado com organismos internacionais, em atendimento as imposições do neoliberalismo e, a partir dos anos 2000, com a formação de um novo governo que representou dissidências em relação as políticas anteriores. Este artigo chega a conclusão, que a introdução do ensino médio integrado ao ensino técnico de nível médio, foi fruto de intensos debates de contraposição ao projeto existente e se apresenta como uma antítese ao modelo neoliberal, não como proposição final (tese), mas como uma “travessia” que possibilite uma educação integral aos filhos dos trabalhadores e que rompa a dualidade clássica entre o pensar e o fazer, em uma perspectiva de formação omnilateral dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16535_TB3884_24082022093612.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE CARLOS PESSOA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSE CARLOS PES" "autor_email" => "carlospessoa@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }