LUNA, Miriam Bidú De et al.. Formação de professor de matemática e o uso das tecnologias. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89672>. Acesso em: 22/12/2024 23:16
Hoje em dia, ensinar matemática requer não apenas conhecimento de conteúdo, mas também conhecimento pedagógico. O objetivo deste estudo é analisar a formação do professor de matemática e a utilização das tecnologias. Após a obtenção e análise de dados foram incluídos nesta pesquisa 08 artigos científicos que se enquadraram nos critérios de inclusão. De forma consensual os autores expõem que a oferta de formação de professores de alta qualidade sobre as aplicações educacionais de tecnologias é de suma importância para sua integração efetiva em ambientes de sala de aula. As tecnologias possuem como vantagens a capacidade de serem interativas, o que traz ao professor e aos seus alunos possibilidades como a exploração dinâmica viabilizando, assim, discussões que propiciem a construção de conhecimentos. Quando a tecnologia é bem usada na matemática, ela pode ter efeitos positivos nas atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, na confiança em suas habilidades para fazer matemática, no envolvimento com o assunto, no desempenho matemático e na compreensão conceitual. Palavras-chave: Matemática, Formação, Professor.