Atentos à situação de desinteresse dos alunos às aulas de ciências e os desafios da docência, em decorrência da pandemia da Covid-19, abordagens metodológicas e didáticas, podem ser realizadas em diferentes realidades, sendo o aluno o principal agente construtor do conhecimento, utilizando recursos acessíveis. Assim, o ensino por investigação é uma alternativa que busca apresentar a investigação científica, visando contribuir para o aumento do conhecimento, trabalhando valores e comportamentos diversos para a formação. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar uma sequência didática investigativa sobre o conteúdo de fontes e tipos de energia e seus impactos socioambientais, desenvolvida em turmas de 8° Ano do Ensino Fundamental, a fim avaliar a influência da sequência investigativa nos valores, atitudes e comportamentos dos alunos. A sequência foi dividida em etapas: (1) engajamento da proposta, (2) engajamento na construção conceitual, (3) desenvolvimento no processo educativo e (4) avaliação crítica do processo realizado. Houve uma grande interação, participação, satisfação, empolgação e engajamento durante as etapas, e os alunos não mostraram dificuldades na realização das atividades. Assim, obtivemos resultados positivos durante as atividades onde o objetivo central da metodologia: interação, argumentação, questionar, refletir e pensar de forma crítica sobre o assunto foram atingidos. E além dos desafios encontrados, houve uma boa participação e aceitação dos alunos mesmo diante do cenário vivenciado.