Este trabalho apresenta objetivo principal analisar o ensino lúdico no ensino da linguagem matemática em uma escola pública municipal da cidade de Canaã dos Carajás-PA na modalidade Educação Infantil, pois muitos professores ainda ensinam a linguagem matemática no modelo tradicional, que a criança é um ser passivo que não está preparada para aprender os conceitos de números e quantidades, enfatizando os conceitos matemáticos: números e quantidades. Utilizou-se a metodologia qualiquantitativo por meio de uma pesquisa de campo com um questionário para 16 professores com 05 perguntas. O primeiro momento fez-se um levantamento dos principais teóricos: Kishimoto (2008), Kamii (1983), BNCC (2017), Piaget (1977), Vygotsky (1988), Maria Montessori (1965). Para em seguida partir para a aplicação de questionários. Em seguida, as informações recolhidas no contexto pesquisado no decorrer da realização do trabalho. Em suma, este trabalho evidenciou que os professores de Educação Infantil necessitam de formação continuada para melhorar sua prática pedagógica em sala de aula.