A monitoria acadêmica é uma estratégia utilizada em diversas instituições de ensino com vistas a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Através da cooperação entre docentes e discentes monitoras(es), são criados espaços em que a troca de saberes e a socialização de experiências possibilita que as(os) monitoras(es) atuem como mediadores e facilitadores do processo ensino-aprendizagem com seus pares. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais (IF’s), a monitoria acadêmica se insere como uma estratégia para auxiliar as(os) discentes em um currículo que contempla tanto as disciplinas propedêuticas quanto as técnicas, na composição do ensino médio integrado. Destarte, este trabalho tem como objetivo analisar as vivências da monitoria acadêmica no componente curricular de Educação Física, desenvolvida no IFRS Campus Farroupilha durante o período do ensino remoto na instituição, problematizando essas experiências com vistas a reflexão do contexto pós-pandêmico que se segue. Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, que através de autores como Freire (2005), González (2015) e Schneider (2006) busca explorar teoricamente as questões relevantes para pensarmos a temática deste trabalho, articulando estas com os processos e vivências das monitoras do componente curricular de Educação Física que atuavam com as turmas de três cursos técnicos integrados ao ensino médio. Destacamos como principais resultados a contribuição da monitoria para atenuar as inúmeras dificuldades que surgiram durante o ensino remoto na tematização de um componente curricular de caráter eminentemente prático, além da relevante contribuição para a inclusão e o acompanhamento de discentes indígenas e de discentes com necessidades educacionais específicas. Concluímos que a monitoria acadêmica é uma potente estratégia para aproximar os conhecimentos teóricos das vivências das(os) discentes, especialmente no contexto pós-pandêmico em que inúmeras lacunas de aprendizagem estão presentes e precisam ser consideradas no planejamento docente nos próximos tempos.