CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE PARA O ATENDIMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISMO (TEA)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90244 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3716 "inscrito_id" => 8978 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE PARA O ATENDIMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISMO (TEA)" "resumo" => "Visando contribuir com a discussão que circundam a inclusão de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presente trabalho tem como interesse aprofundar-se acerca das problemáticas que essas crianças enfrentam ao ingressarem no contexto escolar, tendo como enfoque a prática docente como instrumento de inclusão, considerando a preocupação dos pedagogos já atuantes, como também a dos que recém formados em reproduzir uma prática rica de ações planejadas especificamente para atender tal público, sem que se sintam de alguma forma excluídos na escola e no seu contexto. Diante disso, foram abordados desde a caracterização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) até desafios e possibilidades que o fazer pedagógico pode alcançar, na promoção de aprendizagens significativas, em que a criança autista se sinta parte de uma educação holística, considerando, assim, o grande papel contribuinte do apoio docente juntamente com o trabalho psicopedagógico, podem ser fundamentais para um melhor direcionamento de trabalhos e atividades a serem realizadas com essas crianças portadoras de TEA. Com base nos fundamentos expressos, esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho neuropsicopedagógico para o desenvolvimento de crianças autistas no âmbito educativo. Especificamente, visa refletir sobre a prática docente com o apoio da neuropsicopedagogia para um melhor desenvolvimento das crianças autistas; e, compreender o trabalho da Neuropsicopedagogia como ferramenta para atender crianças com TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8978_TB3716_30092022011555.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Roberto Diniz" "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail" "autor_ies" => "UFLO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90244 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3716 "inscrito_id" => 8978 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE PARA O ATENDIMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISMO (TEA)" "resumo" => "Visando contribuir com a discussão que circundam a inclusão de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presente trabalho tem como interesse aprofundar-se acerca das problemáticas que essas crianças enfrentam ao ingressarem no contexto escolar, tendo como enfoque a prática docente como instrumento de inclusão, considerando a preocupação dos pedagogos já atuantes, como também a dos que recém formados em reproduzir uma prática rica de ações planejadas especificamente para atender tal público, sem que se sintam de alguma forma excluídos na escola e no seu contexto. Diante disso, foram abordados desde a caracterização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) até desafios e possibilidades que o fazer pedagógico pode alcançar, na promoção de aprendizagens significativas, em que a criança autista se sinta parte de uma educação holística, considerando, assim, o grande papel contribuinte do apoio docente juntamente com o trabalho psicopedagógico, podem ser fundamentais para um melhor direcionamento de trabalhos e atividades a serem realizadas com essas crianças portadoras de TEA. Com base nos fundamentos expressos, esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho neuropsicopedagógico para o desenvolvimento de crianças autistas no âmbito educativo. Especificamente, visa refletir sobre a prática docente com o apoio da neuropsicopedagogia para um melhor desenvolvimento das crianças autistas; e, compreender o trabalho da Neuropsicopedagogia como ferramenta para atender crianças com TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8978_TB3716_30092022011555.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Roberto Diniz" "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail" "autor_ies" => "UFLO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }