Visando contribuir com a discussão que circundam a inclusão de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o presente trabalho tem como interesse aprofundar-se acerca das problemáticas que essas crianças enfrentam ao ingressarem no contexto escolar, tendo como enfoque a prática docente como instrumento de inclusão, considerando a preocupação dos pedagogos já atuantes, como também a dos que recém formados em reproduzir uma prática rica de ações planejadas especificamente para atender tal público, sem que se sintam de alguma forma excluídos na escola e no seu contexto. Diante disso, foram abordados desde a caracterização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) até desafios e possibilidades que o fazer pedagógico pode alcançar, na promoção de aprendizagens significativas, em que a criança autista se sinta parte de uma educação holística, considerando, assim, o grande papel contribuinte do apoio docente juntamente com o trabalho psicopedagógico, podem ser fundamentais para um melhor direcionamento de trabalhos e atividades a serem realizadas com essas crianças portadoras de TEA. Com base nos fundamentos expressos, esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a importância do trabalho neuropsicopedagógico para o desenvolvimento de crianças autistas no âmbito educativo. Especificamente, visa refletir sobre a prática docente com o apoio da neuropsicopedagogia para um melhor desenvolvimento das crianças autistas; e, compreender o trabalho da Neuropsicopedagogia como ferramenta para atender crianças com TEA.