Este estudo é fruto da pesquisa de Doutorado em Educação e objetiva compreender a importância da Educação no campo tendo em vista a necessidade de um sistema educativo para mulheres trabalhadoras rurais, é salutar e notório a ausência de recursos do Estado para a Educação Rural. A Educação no campo nos remete a uma reflexão sobre os problemas estruturais que produzem as diversas desigualdades que a educação brasileira apresenta e até reproduz. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde possibilitou um olhar para as mulheres da zona rural com a opinião de diversos autores, teorias e a responsabilidade principal do Estado como garantidor dos direitos sociais e principalmente da educação para as mulheres rurais. Assim foi mostrado que o ensino no campo e imensamente enriquecedor e ao mesmo tempo provocativo, pois desperta um olhar crítico da ausência de recursos e a falta de observância do Estado para as mulheres trabalhadoras rurais, sendo assim é proposto métodos adequados e efetivos para a inserção deste público alvo no âmbito escolar. Diante disso, ao pensar em espaços rurais, mulheres e educação, nos reportamos às diversas situações de abandono e invisibilidade que ocorrem em várias partes do Brasil. Nesse sentido, é urgente a elaboração de políticas públicas efetivas que possam contribuir com a superação destes problemas acumulados ao longo de anos, e que as mulheres possam ter esperanças de dias melhores para si e para suas famílias.