MATIAS, Lucy Dantas. Caminhos do bem pensar da educação especial. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90993>. Acesso em: 22/12/2024 18:27
A experiência do despertar pode ser aplicada totalmente na educação em caráter sistêmico de modo a estimular a beleza da vida que a mais bela cognição. Na educação especial, a ação pode ser criativa e consciente, ao mergulhar nas descobertas jamais exploradas em todo o universo particular. O objetivo da ideia é que o educador possa perceber a importância individual em acessar os variados caminhos do conhecimento para aprenderem juntos apesar das intempéries da vida, das diferenças existentes, transformarem-se, sentirem-se aceitos, importantes, estimulados, motivados, acolhidos e respeitados. A metodologia baseia-se no bem pensar que as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, entre outros, têm potencialidades e aspectos que demandam um olhar mais atento ou necessidades específicas, que se estimuladas trazem infindáveis benefícios para o aprimoramento da sua história pessoal. Para o florescimento humano e a comunicação não existem barreiras. Dessa forma, valorizar em qualquer circunstância, para além dos desejos e expectativas, sabendo que os educandos/educadores têm sentimentos, vontades, se interessam pela vida e pelas suas reais percepções. Portanto, ao saber quantas possibilidades podem ser salvaguardadas para o aprimoramento e sobretudo o que é intrínseco na essência humana, dando significação na formação individual do sujeito. Dessa maneira, seja qual for a forma apresentada pelo indivíduo, não se deve extinguir a chama do conhecimento, mas seguir por novos caminhos, deve-se buscar inovações educacionais forjadas nas necessidades dessas pessoas que atualmente estão cada vez mais presentes na sociedade e assim, admitirmos o óbvio: o melhoramento da qualidade do pensamento e da vida, saindo do lugar onde estamos, para ressignificar os domínios da educação.