RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE DESAFIOS ENFRENTADOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO NUMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MANOEL MARIA CAETANO NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89466 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2753 "inscrito_id" => 13703 "titulo" => "RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE DESAFIOS ENFRENTADOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO NUMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MANOEL MARIA CAETANO NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência da turma do 3 º ano do Ensino Fundamental, com quinze estudantes, da Escola Municipal Manoel Maria Caetano, localizada no bairro do Rosário, no município do Cabo Agostinho, Pernambuco. A pesquisa ocorre após o período pandêmico, quando as aulas deixam de acontecer em formato remoto e passam a ser presencial. O objetivo principal desta pesquisa é descrever as dificuldades apresentadas no processo de alfabetização e letramento dos estudantes que passaram dois anos assistindo aulas de forma online, em sua estrutura domiciliar. O presente estudo, partiu inicialmente da aplicação de uma diagnose com intuito de identificar o nível de escrita e leitura dos alunos, no dia a dia da turma foi feito registro diário e etnográfico das vivências e práticas pedagógicas, na última etapa as famílias responderam a um questionário de como ocorreu o acompanhamento da criança no período remoto. Como resultado da observação constatou-se uma difícil realidade, estudantes em diferentes níveis de leitura e escrita. Foi possível identificar, também, que o aluno que participou e realizou as atividades propostas nas aulas não presenciais se encontra em nível alfabético que atende a proposta pedagógica do ano que cursa, ao passo que, aquele que não participou encontra-se em níveis de anos anteriores. Verificou-se que a falta de acompanhamento das famílias junto aos estudantes no período pandêmico, a ausência de material didático apropriado e o não acompanhamento pedagógico sistemático para a docente fora fatores que contribuíram para o retardo no processo de alfabetização e letramento da turma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13703_TB2753_23082022141652.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CECILIA SILVA RABELO" "autor_nome_curto" => "ANA CECILIA" "autor_email" => "cecilia.q.ana@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89466 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2753 "inscrito_id" => 13703 "titulo" => "RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE DESAFIOS ENFRENTADOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO NUMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MANOEL MARIA CAETANO NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência da turma do 3 º ano do Ensino Fundamental, com quinze estudantes, da Escola Municipal Manoel Maria Caetano, localizada no bairro do Rosário, no município do Cabo Agostinho, Pernambuco. A pesquisa ocorre após o período pandêmico, quando as aulas deixam de acontecer em formato remoto e passam a ser presencial. O objetivo principal desta pesquisa é descrever as dificuldades apresentadas no processo de alfabetização e letramento dos estudantes que passaram dois anos assistindo aulas de forma online, em sua estrutura domiciliar. O presente estudo, partiu inicialmente da aplicação de uma diagnose com intuito de identificar o nível de escrita e leitura dos alunos, no dia a dia da turma foi feito registro diário e etnográfico das vivências e práticas pedagógicas, na última etapa as famílias responderam a um questionário de como ocorreu o acompanhamento da criança no período remoto. Como resultado da observação constatou-se uma difícil realidade, estudantes em diferentes níveis de leitura e escrita. Foi possível identificar, também, que o aluno que participou e realizou as atividades propostas nas aulas não presenciais se encontra em nível alfabético que atende a proposta pedagógica do ano que cursa, ao passo que, aquele que não participou encontra-se em níveis de anos anteriores. Verificou-se que a falta de acompanhamento das famílias junto aos estudantes no período pandêmico, a ausência de material didático apropriado e o não acompanhamento pedagógico sistemático para a docente fora fatores que contribuíram para o retardo no processo de alfabetização e letramento da turma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13703_TB2753_23082022141652.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CECILIA SILVA RABELO" "autor_nome_curto" => "ANA CECILIA" "autor_email" => "cecilia.q.ana@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }