REIS, Nayane Araújo et al.. Produção audiovisual na sala de aula: relato de experiência. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90206>. Acesso em: 22/12/2024 21:17
O presente artigo busca compartilhar os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida durante as atividades do Programa de Residência Pedagógica no âmbito do Instituto Federal do Maranhão, durante a pandemia de Covid-19, tendo por objetivo melhorar os processos educativos em arte em uma escola publica de ensino fundamental. A partir de um diagnóstico inicial, o corpo docente formado por uma preceptora e seis residentes, adotaram um conjunto de procedimentos metodológicos para a produção audiovisual, que incluíram a elaboração de roteiro, o planejamento de produção, a captação da imagem e de som e montagem final, através de edição por processo de seleção e combinação de material captado, abordando o tema: a Arte e as Tecnologias imbricadas aos processos de Saúde Mental. Tais vivências estéticas audiovisuais imersivas foram realizadas com o intuito de produzir, despertar o interesse e potencializar as atividades feitas em sala de aula. Para isso, esta pesquisa utilizou preceitos teóricos preconizados por Marcos Napolitano, em como usar o cinema na sala de aula que fundamentaram os fazeres docentes, bem como possibilitaram a análise reflexiva das práticas de produção cinematográfica, buscando a valorização dos conhecimentos vindos de saberes tradicionais, desde o processo de roteirização, criação, edição até a exibição do produto final, em uma proposta de evitar a superestimação da tecnificação da produção audiovisual. A pesquisa foi divulgada entre os integrantes da comunidade escolar através da realização de uma mostra de todas as produções audiovisuais, considerando esta um instrumento fundamental no processo educativo desses estudantes das turmas de 9º ano do ensino fundamental. As atividades desenvolvidas impactaram os professores de arte em formação tanto no tocante a experimentação de vivencias que contemplaram a relação teoria prática quanto na promoção de seu desempenho profissional com um olhar mais crítico e reflexivo sobre a prática.