A presente pesquisa se debruça sobre o estudo de caso do projeto de vida, como instrumento pedagógico, capaz de engajar e melhorar o comportamento dos jovens fazendo-os refletir sobre quem são e como sua trajetória escolar pode mudar os rumos de suas vidas. O estudo está sendo realizado com os alunos do ensino fundamental II, na Escola Estadual Professora Ascendina Lustosa, no município de Vera Cruz-RN. Com a volta as aulas presenciais, após o período de isolamento devido a pandemia mundial do COVID-19; Foi notado um alto nível de desinteresse e engajamento dos jovens com o seu processo educacional, e com sua perspectiva de futuro. Vale salientar que tal oficina é fruto da parceria entre a Organização da Sociedade Civil, Instituto Educacional Menino Jesus (IEMJE), com a Secretaria de Educação e Desporto (SEMED) – Vera Cruz-RN. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa foi tomado como fonte a BNCC (Base Nacional Comum curricular) e Wilian Damon, que em seu livro: “O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar adolescentes, traz a luz a discussão sobre o projeto de vida dos jovens e como estes se encontram perdidos e carentes de orientação, e por fim Hanna Cebel Danza, que em seu estudo “Projetos de vida e educação moral: um estudo na perspectiva da teoria dos modelos organizadores de pensamento”.