Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O PAPEL DA APRENDIZAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

As atuais mudanças na educação básica brasileira, relacionadas às transformações em curso nas sociedades democráticas contemporâneas, têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, cabendo a formulação de novos métodos/estratégias, capazes de ultrapassar a orientação somativa prevalecente na avaliação. Tomando a avaliação não como simples julgamento de valor e sim como um processo intrínseco à aprendizagem - domínio que propicia a mudança, o avanço, a progressão, enfim, a aprendizagem. Neste contexto, discutem-se, no presente artigo, elementos para a construção desta nova avaliação, destacando-se o uso de metodologias ativas. O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência docente no ensino médio integrado a educação profissional, onde foram aplicadas metodologias ativas de ensino, do tipo aprendizagem baseada em problemas (ABP), que abrangeram sessões tutoriais, atividades em laboratórios, apresentações científicas e o uso de filmes. Além disto, foram utilizados recursos lúdicos. A utilização de variadas formas de metodologias de ensinagem, tem permitido “romper” com o tradicional, isto é, tem levado o discente a desenvolver habilidades, competências e construção dos saberes. Estas novas alternativas de ensino nos permitiu uma interação mais ampla entre a relação discente-docente e nos fez refletir e avançar no processo avaliativo, que tem sido realizado de forma ampla e processual. Além disso, um impacto positivo para sua formação pode ser observado. No que se refere ao processo de ensino, aprendizagem e avaliações, novas propostas pedagógicas devem ser inseridas priorizando o caráter formativo e de desenvolvimento dos discentes, para que haja a construção de competências necessárias ao perfil estabelecido pela nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum) do ensino médio.

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