Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI COMO AGENTE POTENCIALIZADOR PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Estação Conhecimento (EC) é uma organização da sociedade civil sediada em Arari, no Maranhão, cuja missão é promover a inclusão social de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da Educação Integral, contribuindo com a formação cidadã dessa população. Esse trabalho se dar a partir da Cultura, do Esporte Educacional, Multiletramento e Educação do Campo, entendendo-as em suas múltiplas potências e caminhos de abordagem. Ao desenvolver práticas educativas orientadas por essas linguagens, a instituição busca promover aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento nos âmbitos intelectual, físico, emocional, cultural e social. As práticas pedagógicas da organização são norteadas por algumas aprendizagens, como: Repertório Cultural, Cooperação, Pensamento crítico, científico e criativo, desenvolvimento corporal e autocuidado, responsabilidade e cidadania e participação e protagonismo social, essas atividades são desenvolvidas nos seguimentos de projetos, sequência didática, projeto integrador, projeto de vida, atividades permanentes e atividades independentes. Ações educacionais são ofertadas a partir dos programas de Cultura (Música, dança, teatro e capoeira), Esporte Educacional (Futebol, natação, multi esportes), Multiletramentos (Letramento literário, leitura e seus usos, linguagem make e suporte pedagógico), Educação do Campo (Ecologia, sustentabilidade e permacultura). A metodologia dar-se a partir do entendimento do educador como mediador, valorização das linguagens, Participação social, pela inclusão e ludicidade. Com tudo, a proposta de Educação Integral deve ser assumida por todos os agentes envolvidos no processo formativo das crianças, jovens e adultos, com o papel de articuladora das diversas experiências educativas que os alunos podem viver dentro e fora dela, a partir de uma intencionalidade clara que favoreça as aprendizagens importantes para o seu desenvolvimento integral.

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