Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE UM TUBO DE VENTURI COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS DE BAIXO CUSTO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88876 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1989 "inscrito_id" => 12811 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UM TUBO DE VENTURI COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS DE BAIXO CUSTO" "resumo" => "A utilização de práticas experimentais no ensino de ciência tem caráter fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Alguns fenômenos físicos são inesperados intuitivamente e, em muitos casos, o senso comum tem uma compreensão equivocada dos conceitos destes fenômenos. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma proposta experimental, com o detalhamento da construção do equipamento, como sugestão de aplicação no ensino da hidrodinâmica. A equação de Bernoulli e a equação da continuidade são duas importantes relações que envolvem algumas grandezas observáveis, como: velocidade, pressão e área. O tubo de Venturi é um exemplo amplamente discutido em livros didáticos e em sala de aula de modo a validar a EB identificando suas possibilidades de uso prático. No entanto, várias vezes são apresentados apenas de forma teórica e ilustrativa. A presente proposta possibilita a apresentação de forma simples a presença em sala de aula de um dispositivo como o Tubo de Venturi e a possibilidade de identificação da pressão nos pontos de interesse. A construção do Tubo de Venturi pode ser feita com materiais acessíveis e de baixo custo com apenas alguns passos simples e sem processos complexos, como proposto neste trabalho. De forma esquemática e ilustrativa, os passos e materiais utilizados são descritos, de modo a facilitar a replicação do modelo proposto. Infere-se, portanto, que com uma solução simples, acessível e de custo reduzido, torna-se viável levar uma diferente abordagem do conteúdo de modo prático à sala de aula, promovendo a expansão do conhecimento sobre os fenômenos físicos, em especial, acerca da hidrodinâmica.A utilização de práticas experimentais no ensino de ciência tem caráter fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Alguns fenômenos físicos são " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12811_TB1989_02082022202234.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS MOÉSIO ROSÁRIO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "viniciusmoesio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88876 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1989 "inscrito_id" => 12811 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UM TUBO DE VENTURI COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ACESSÍVEIS DE BAIXO CUSTO" "resumo" => "A utilização de práticas experimentais no ensino de ciência tem caráter fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Alguns fenômenos físicos são inesperados intuitivamente e, em muitos casos, o senso comum tem uma compreensão equivocada dos conceitos destes fenômenos. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma proposta experimental, com o detalhamento da construção do equipamento, como sugestão de aplicação no ensino da hidrodinâmica. A equação de Bernoulli e a equação da continuidade são duas importantes relações que envolvem algumas grandezas observáveis, como: velocidade, pressão e área. O tubo de Venturi é um exemplo amplamente discutido em livros didáticos e em sala de aula de modo a validar a EB identificando suas possibilidades de uso prático. No entanto, várias vezes são apresentados apenas de forma teórica e ilustrativa. A presente proposta possibilita a apresentação de forma simples a presença em sala de aula de um dispositivo como o Tubo de Venturi e a possibilidade de identificação da pressão nos pontos de interesse. A construção do Tubo de Venturi pode ser feita com materiais acessíveis e de baixo custo com apenas alguns passos simples e sem processos complexos, como proposto neste trabalho. De forma esquemática e ilustrativa, os passos e materiais utilizados são descritos, de modo a facilitar a replicação do modelo proposto. Infere-se, portanto, que com uma solução simples, acessível e de custo reduzido, torna-se viável levar uma diferente abordagem do conteúdo de modo prático à sala de aula, promovendo a expansão do conhecimento sobre os fenômenos físicos, em especial, acerca da hidrodinâmica.A utilização de práticas experimentais no ensino de ciência tem caráter fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Alguns fenômenos físicos são " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12811_TB1989_02082022202234.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS MOÉSIO ROSÁRIO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "viniciusmoesio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A utilização de práticas experimentais no ensino de ciência tem caráter fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Alguns fenômenos físicos são inesperados intuitivamente e, em muitos casos, o senso comum tem uma compreensão equivocada dos conceitos destes fenômenos. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma proposta experimental, com o detalhamento da construção do equipamento, como sugestão de aplicação no ensino da hidrodinâmica. A equação de Bernoulli e a equação da continuidade são duas importantes relações que envolvem algumas grandezas observáveis, como: velocidade, pressão e área. O tubo de Venturi é um exemplo amplamente discutido em livros didáticos e em sala de aula de modo a validar a EB identificando suas possibilidades de uso prático. No entanto, várias vezes são apresentados apenas de forma teórica e ilustrativa. A presente proposta possibilita a apresentação de forma simples a presença em sala de aula de um dispositivo como o Tubo de Venturi e a possibilidade de identificação da pressão nos pontos de interesse. A construção do Tubo de Venturi pode ser feita com materiais acessíveis e de baixo custo com apenas alguns passos simples e sem processos complexos, como proposto neste trabalho. De forma esquemática e ilustrativa, os passos e materiais utilizados são descritos, de modo a facilitar a replicação do modelo proposto. Infere-se, portanto, que com uma solução simples, acessível e de custo reduzido, torna-se viável levar uma diferente abordagem do conteúdo de modo prático à sala de aula, promovendo a expansão do conhecimento sobre os fenômenos físicos, em especial, acerca da hidrodinâmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.